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2011_IsabelCandoloNogueira.pdf10,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorRibeiro, Maria Eurydice de Barros-
dc.contributor.authorNogueira, Isabel Candolo-
dc.date.accessioned2012-02-16T11:07:37Z-
dc.date.available2012-02-16T11:07:37Z-
dc.date.issued2012-02-16-
dc.date.submitted2011-10-19-
dc.identifier.citationNOGUEIRA, Isabel Candolo. Olhando Betsabéia : um estudo da arte na passagem da iluminura para a gravura. 2011. 128 f., il. Dissertação(Mestrado em Arte)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/9978-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2011.en
dc.description.abstractAborda-se nesta Dissertação a questão das imagens figurativas medievais e sua significação, refletindo sobre as possibilidades interpretativas da figura bíblica de Betsabéia. Ao longo de seu percurso iconográfico, como elemento ilustrador de textos religiosos no Medievo cristão, concernentes à época de sua produção, seus sentidos, formas e valores foram sendo remodelados. Gradativamente, a imagem foi sofrendo alterações e, simultaneamente sua leitura foi se atualizando. Objetiva-se neste estudo dar historicidade aos olhares possíveis sobre a personagem. Privilegia-se o período da passagem da iluminura para a gravura (séculos XV-XVI), quando ocorreram transformações substanciais quanto ao modo de produção das imagens vinculadas a textos. Nessa época, a nudez feminina que acompanha Betsabéia, e que vem fascinando artistas e espectadores, evidenciou-se plasticamente, seja para atender a demandas sociais, seja porque a forma como estrutura significante também se fez agente dessas demandas. E Betsabéia, de imagem essencialmente cristã, se revestiu de novo status tornando-se veículo para um gênero de nudez de apelo erótico. ______________________________________________________________________________ RÉSUMÉen
dc.description.abstractLe sujet de ce mémoire porte sur la question des images figuratives médiévales et leur signification, tout en réfléchissant sur les posssibilités interpretatives de la figure biblique de Bethsabée. En portant un regard sur son image et son iconographie en tant qu’élément illustrateur de textes religieux au Moyen Age chrétien, on remarque que ses sens, ses formes et ses valeurs sont remodelés en conformité avec la période de leur production. Au fil des temps, cette image a subi des modifications et du coup, sa lecture a été mise à jour par ses contemporains. Cette étude a pour but d’analyser l’historicité de ces regards possibles sur le personnage. Plus spécifiquement au moment du passage de l’enluminure à la gravure (XVXVI siècles), lorsque se sont produits des changements considérables en ce qui concerne la façon de la production des images liées au texte. À cette époque, la nudité feminine, qui a tellement flirté avec les représentations de Bethsabée et qui a toujours fasciné les artists et les spectateurs, s’émerge finalement dans toute sa splendeur. La nudité de Bethsabée est devenue explicite au niveau plastique, tantôt pour céder aux pressions sociales, tantôt parce que la forme en tant que structure signifiante est devenue l’agent de ces dernières. Bethsabée, dotée d’une image essentiellement chrétienne, a revêtu de nouveaux statuts et couleurs lorsqu’elle à été employée en tant que véhicule pour un type de nudité d’appel érotique.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleOlhando Betsabéia : um estudo da arte na passagem da iluminura para a gravuraen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordIluminuras de livros e manuscritosen
dc.subject.keywordGravuraen
dc.subject.keywordArte - históriaen
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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