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Título: Decolagem em lingua estrangeira (francês) : potências do ensino por conteúdos e tarefas na comunicação
Autor(es): Gomes, Samara Maria Cordeiro
Orientador(es): Almeida Filho, José Carlos Paes de
Assunto: Linguagem e línguas - estudo e ensino
Comunicação
Data de publicação: 12-Dez-2011
Referência: GOMES, Samara Maria Cordeiro. Decolagem em lingua estrangeira (francês) : potências do ensino por conteúdos e tarefas na comunicação. 2011. 188 f. Dissertação(Mestrado em Linguística Aplicada)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Dado um ambiente onde propositadamente houve intervenção para a implementação de uma tendência específica da abordagem comunicativa, aquela caracterizada por conteúdos e por tarefas, segundo critérios explicitados, propus na pesquisa relatada nesta dissertação sondar a contribuição do subcomponente estratégico da competência comunicativa nessa experiência por meio da observação do desempenho de uma professora (esta mesma pesquisadora) e seus alunos de LE (francês, neste caso), buscando ainda caracterizar suas materialidades em relação aos princípios do ensino comunicativo. A metodologia empregada foi o estudo de caso instrumental. Como resultado o componente estratégico configurou-se como principal aliado da professora e seus alunos na busca por deflagrar e/ou ampliar, por meio de variadas estratégias específicas de comunicação, a competência comunicativa na Língua-alvo (francês) notadamente em sua expressão oral. Esse empenho foi associado à configuração das materialidades coerentemente organizadas em torno de um conteúdo e fortalecidas por atividades propiciadas por intensa interação na L-alvo visando à culminância de tarefas com ganhos aquisitivos na língua e cultura-alvos, e em menor escala, ganhos de aprendizagem, refletindo uma evolução do Ensino Comunicativo do plano ideacional não problematizador (ou inocente) para o comunicativo progressista. O que se obteve ao final do curso foi uma competência comunicativa mais desenvolvida na compreensão e inicial na produção, embora assim, significativa para as duas horas e meia semanais de um curso de três meses. Os resultados sugerem que haveria uma forma de trabalhar o desenvolvimento dessas competências mais conscientemente no programa das aulas, apoiada na avaliação comunicativa do desempenho continuado dos participantes. Recomenda-se, assim, que se busque relacionar o ensino-aprendizagem de estratégias de comunicação à avaliação comunicativa, por sua vez focada nessas estratégias. Pesquisa sobre ensino-aprendizagem das competências estratégicas e de sua avaliação são encaminhamentos que apontam tanto para o trabalho de planejamento de aula como para a formação própria de aprendizes de língua no contexto do ECLin. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
Given an environment where an intervention was purposely for the implementation of a specific trend of the communicative approach, one characterized by content and tasks, according to explicit criteria, I proposed in this research to probe the contribution of the subcomponent of strategic competence through the performance of a teacher (this researcher) and her students from FL (French in this case), still seeking to characterize its materiality in relation to the principles of communicative teaching. The methodology was instrumental case study. As a result the component was configured as the main strategic ally between the teacher and her students in search for initiating and/or expanding, through various specific strategies for communication, communicative competence in the target language (French) markedly in its oral expression. This effort was associated with the configuration of materiality organized coherently involving a specific content and empowered by the activities which offered intense interaction in the target language aiming tasks with the culmination of acquisitive gains in target language and culture, and in a lesser extent, learning gains, reflecting an evolution from Communicative Teaching ideational plan no problematical (or innocent) to progressive communicative approach. What has been achieved at the end of the course was a considerable communicative competence in understanding and an early emergent in production, but significant for the two and a half per week of a course of three months. It leads that there was a way of working to develop these skills more consciously in the program of the classrooms, based on communicative assessment of continued performance of the participants. It is recommended therefore that seek to relate the use of strategies to the degree of consciousness inherent in each one of them aimed for directions referring to a communicative assessment focused on these strategies. This result is related to the teachers‘ work. The students‘ performance using these strategies can be worked in a specific development course to language students.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2011.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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