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Título: Avaliação de reações emocionais em odontopediatria
Autor(es): Reis, Janaina Rocha
Orientador(es): Ferreira, Vania Maria Moraes
Assunto: Odontopediatria
Data de publicação: 12-Dez-2011
Referência: REIS, Janaina Rocha. Avaliação de reações emocionais em odontopediatria. 2011. 81 f., il. Dissertação(Mestrado em Ciências da Saúde)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: As reações emocionais infantis, especialmente a manifestação de suas ansiedades e medos em Odontologia, devem ser entendidas como uma atitude comportamental de etiologia complexa e multifatorial. E, o controle da dor de uma criança é o fatorchave imprescindível na conduta do profissional pediatra, visto que o tratamento adequado da dor, da ansiedade e do medo, gerados pela situação desconfortável dos sinais e sintomas, proporcionam maior probabilidade de sucesso nos procedimentos, em especial quando há necessidade de procedimentos invasivos. Este trabalho analisou a ansiedade e o medo, frente aos procedimentos odontológicos, em 82 crianças na faixa etária de 6 a 12 anos. Para tal se utilizou ficha clínica para anamnese, questionário e uma escala analógica visual. No que diz respeito às reações emocionais frente aos procedimentos odontológicos identificouse uma prevalência de manifestações positivas e baixas manifestações de ansiedade e medo. O perfil psicológico das crianças e suas reações emocionais foram analisados com o teste estático x² (Método Monte Carlo). Estatisticamente não se observou correlação com as variáveis: gênero, idade, experiência odontológica, reações emocionais aos procedimentos médico-odontológicos prévios, queixas dentárias, ansiedade e expectativa dos pais. Além de se identificar a prevalência do perfil colaborador nas crianças, percebeu-se uma associação deste perfil comportamental com as respostas mais positivas da reação infantil aos procedimentos médico-odontológicos prévios e da boa expectativa dos pais quanto à reação dos filhos ao tratamento odontológico. Tais resultados sugerem uma possível interferência comportamental dos pais nas reações emocionais dos filhos e indicam que uma experiência médica-odontológica anterior é um dos condicionantes da criança para o tratamento odontológico. A análise desses fatores que interferem nas manifestações infantis e no desenvolvimento de uma satisfatória relação dentistacriança permite o estabelecimento de uma concepção positiva e humanitária do tratamento odontológico, em busca de uma saúde bucal integral e preventiva de traumas psicológicos. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The emotional reactions of children, especially the manifestation of their anxieties and fears about Odontology, should be understood as a behavioral attitude of complex and multifactorial etiology. And, the pain control is a key factor in the work of a pediatric professional, given that adequate treatment of pain, anxiety and fear generated by uncomfortable situations leads to greater probability of success in procedures. This is especially true for invasive procedures. This study examined the anxiety and fear in 82 children aged 6 to 12 years subjected to dental procedures. We used medical records for anamnesis, questionnaires, and a visual analog scale. We observed mainly positive emotional reactions with regards to dental procedures, in addition to low expressions of anxiety and fear. The psychological profile of children and their emotional reaction were analyzed by the statistical test x² (Monte Carlo method). The emotional reaction during dental procedures was analyzed and no significant correlations were observed with the following variables: gender, age, dental experience, emotional reactions to previous dental-medical procedures, dental complaints, or parents’ anxiety and expectations. Also, we identified the prevalence of a cooperative profile and noticed correlations of emotional reactions to previous medical-dental procedures and the expectation of parents with the behavioral profile. An association of the best responses with positive reactions to previous dentalmedical procedures and positive expectations of parents about the reaction of children to dental treatment. These results suggest that parental attitudes may influence emotional reactions of children and that previous dental-medical experiences influence children’s reactions to subsequent dental treatment. The analysis of factors affecting children and the development of a satisfactory relationship between dentist and child allows the establishment of a humanitarian and positive concept of dental treatment in search of a comprehensive oral health system and prevention of psychological trauma.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em ciências da Saúde, 2011.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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