http://repositorio.unb.br/handle/10482/9556
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2011_AndersonMessiasRorisoNascimento.pdf | 1,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | O hip hop como experiência estética : apropriações e ressignificações por jovens do ensino médio privado |
Autor(es): | Nascimento, Anderson Messias Roriso do |
Orientador(es): | Weller, Wivian |
Assunto: | Juventude Música Ensino médio |
Data de publicação: | 31-Out-2011 |
Data de defesa: | 31-Mar-2011 |
Referência: | NASCIMENTO, Anderson Messias Roriso do. O hip hop como experiência estética: apropriações e ressignificações por jovens do ensino médio privado. 2011. 110 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Resumo: | A dissertação que ora se apresenta se insere no campo dos estudos sobre juventude, educação e políticas públicas. O Hip Hop enquanto movimento sócio-cultural passou a ter maior visibilidade no Brasil a partir da década de 1990, chegando também à Brasília e imprimindo novos estilos de vida das juventudes residentes, sobretudo nas regiões distantes do Plano Piloto, comumente definidas como cidades satélites. Na última década o Hip Hop chegou a lugares inimagináveis, por exemplo, nas escolas privadas localizadas em regiões nobres da capital federal. Nesse contexto, o interesse de rapazes e garotas está voltado principalmente para o que se caracterizou como dança de rua, adquirindo, no entanto, características próprias e passando a ser apropriado e ressignificado por esses/as jovens de múltiplas formas, tanto no âmbito individual como coletivo. A partir desta constatação, buscou-se investigar a atuação dos/as jovens no grupo de dança dentro da escola onde estudam, com intuito de compreender o que os/as motivou a escolher o street dance como atividade cultural e quais são as leituras que eles/as fazem sobre a relação existente entre o movimento Hip Hop e as questões étnico-raciais. Para tanto, buscamos compreender a condição juvenil no contexto de duas escolas privadas que ofertam o Ensino Médio, uma vez que é possível perceber novas manifestações coletivas no interior escolar, criadoras de uma nova estética juvenil. Realizamos observações diretas nessas duas escolas assim como quatro grupos de discussão com jovens de ambos os sexos. Os resultados aqui apresentados se referem à análise em profundidade de dois grupos de discussão que foi realizada com base no método documentário de interpretação desenvolvido por Ralf Bohnsack, cujas bases teóricas encontram-se solidificadas na Sociologia do Conhecimento de Karl Mannheim. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT This dissertation explores a new approach in the field of studies of youth, education and public policy. Hip Hop, as a social and cultural movement, has become visible in Brazil since 1990. It has also arrived in Brasilia and has given a new life style to those who live here, especially those who live on the outskirts (places far from Plano Piloto). These places are called Cidades Satélites. During the last decades, Hip Hop has reached unbelievable places, such private schools and rich areas in Brasilia. So, the interest of these boys and girls are concerned in what they think street dance is, and it has gained own features. Consequently, they have changed its style. They gave it a new meaning (both individual and group settings). Based on this observation, it was investigated how these teenagers have been acting in their dancing groups inside schools. The aim was to understand the reason to choose street dance as a cultural activity and the relation (it was noticed) between the Hip Hop and racial essays. The research took place in two private schools that have High School since it‟s possible to observe new group gathering. It has shown a new youth style. It was made direct observations in these two schools and it was promoted stimulated discussions with four groups with male and female teenagers. The used method was the “furnishment with proofs” developed by Ralph Bohnsack, whose theorical basis are found in Knowledge Sociology of Karl Mannheim. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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