http://repositorio.unb.br/handle/10482/9414
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_PsicanaliseInclusaoEscolar.pdf | 989,26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Psicanálise e inclusão escolar : um redimensionamento do ideário do déficit |
Outros títulos: | Psychoanalysis and school inclusion : redimensioning the deficit theory |
Autor(es): | Legnani, Viviane Neves |
Assunto: | Inclusão escolar Síndrome do déficit de atenção Psicanálise Distúrbio da falta de atenção com hiperatividade |
Data de publicação: | Jan-2010 |
Referência: | LEGNANI, Viviane Neves. Psicanálise e inclusão escolar: um redimensionamento do ideário do déficit. Inter-Ação, Goiânia, v. 35, n. 1, p. 151-173, jan./jun. 2010. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/interacao/article/view/13140/8535>. Acesso em: 22 ago. 2011 |
Resumo: | Tem-se discutido, historicamente, a criação da noção de “criança normal/anormal” a partir dos discursos da psicologia e da medicina no século XIX e XX e destacou-se que, atualmente, a dicotomia entre normalidade/anormalidade, dentro dos parâmetros da psiquiatria biológica, é pensada como resultante de um equilíbrio/desequilíbrio de neurotransmissores. Nessa visão, no caso da infância, a descrição mais utilizada é a de Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Este estudo apontou como essa problemática pode ser discutida a partir da psicanálise e, em torno de uma avaliação diagnóstica, discutiu criticamente a inclusão escolar para essas crianças. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT Historically, the notion of the ‘normal/abnormal child’ was discussed, using as a basis the psychological and medical discourses of the 19th and 20th centuries and highlighted that nowadays the dichotomy between normality/abnormality, within the parameters of biological psychiatry, is thought to be the result of a balance/imbalance of neurotransmitters. In this view in the case of childhood, the most commonly used description is that of Attention-Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). This study points out how this issue can be discussed from a psychoanalytical viewpoint and in terms of a diagnostic analysis, critically discussed school inclusion for these children. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF) |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons