Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/9284
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_CamiladeDeusPereira.pdf609,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Artificialidades do paraíso moderno : ideações da embriaguez em Baudelaire
Autor(es): Pereira, Camila de Deus
Orientador(es): Faria, Daniel Barbosa Andrade de
Assunto: Literatura moderna - critica e interpretação
Arte e Literatura - idealismo
Arte e Literatura - alcoolismo
Literatura francesa - modernismo
Data de publicação: 26-Set-2011
Referência: PEREIRA, Camila de Deus. Artificialidades do paraíso moderno: ideações da embriaguez em Baudelaire. 2011. 92 f. Dissertação (Mestrado em História)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Essa dissertação visa discutir como a modernidade de Baudelaire traz consigo um ideal firmado no artificial. A natureza deixou de ser o lugar idealizado como havia sido para os românticos. O conceito de beleza vinculou-se ao de arte enquanto produção humana, concedendo ao homem autonomia para atingir a elevação. Um dos caminhos para alcançar essa transcendência moderna foi a embriaguez. O vinho, o ópio e o haxixe permitiram a transfiguração de realidades e a ascensão a um mundo em que cada entorpecente criava mecanismos singulares de convívio, ação e compreensão do real _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
Eis dissertation examines Baudelaire’s notion of modernity as inseparable of an artificially construHed ideal. Nature is no longer the idealized place it used to be in Romanticism. Ee idea of beauty is now linked to a man-made art, which allowed mankind autonomy to ascend. One method to attain this modern transcendence was intoxication. Wine, opium, and hashish allowed the transfiguration of realities and the ascension to a world where each toxic created diverse means of social interaHion, aHion, and understanding of reality.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2011.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.