Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/9070
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_IraciPereriadaSilva.pdf948,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Escola e relação de gênero : visões de mundo de jovem do ensino médio em Taguatinga
Autor(es): Silva, Iraci Pereira da
Orientador(es): Weller, Wivian
Assunto: Sexo - diferenças (Educação)
Ensino médio - Distrito Federal (Brasil)
Data de publicação: 14-Jul-2011
Referência: SILVA, Iraci Pereira da. Escola e relação de gênero: visões de mundo de jovem do ensino médio em Taguatinga. 2010. 116 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: Esta dissertação se insere no campo de estudos que discutem relações de gênero e juventudes entre jovens estudantes do Ensino Médio em escolas públicas de Brasília. Tem por objetivo compreender e analisar como se constituem as relações de gênero entre os/as jovens do Ensino Médio em Escolas Públicas da cidade de Taguatinga/DF. Entre outras questões, investiga-se como é a trajetória escolar dos/as jovens, o que eles/as buscam na escola; como os/as jovens percebem a relação entre o masculino e o feminino; como os/as jovens se vêem nas relações que estabelecem com amigos/as, familiares e professores/as. O Ensino Médio é, de certo modo, especial, porque é um espaço em que a juventude se faz presente em todos os sentidos. A juventude é uma fase de transição para a vida adulta e de formação não apenas intelectual-cognitivo, mas também de preparação para a vida e, sobretudo, é o momento em que acontece a construção de suas identidades. É uma pesquisa fundamentada em uma abordagem qualitativa. Os procedimentos teório-metodológicos utilizados na realização do estudo de campo fizeram uso de alguns conceitos empregados na pesquisa etnográfica, juntamente com a observação participante. Para a coleta dos dados, este estudo valeu-se de informações obtidas na realização de dois grupos de discussão, que foram realizados com os/as jovens do Ensino Médio em uma escola pública. Os resultados da pesquisa foram alcançados a partir da análise das falas dos/as jovens por meio do método documentário de interpretação desenvolvido por Ralf Bohnsack, que tem como suporte teórico os fundamentos da Sociologia do Conhecimento de Karl Mannheim. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work relies in the field of studies that discuss gender and youth relations among young high school students in public schools in Brasilia. The purpose is understand and analyze how gender relations are constituted among the young high school students in public schools of Taguatinga/DF. Among other things, one investigates how is the school career of the young, what do they seek at school; how the young perceive the relation between the male and the female. How the young people see themselves establishing relations with friends, family and teachers. High school is somehow special, because it is a space where $youth is present in all directions. Youth is a stage of transition to adulthood and not only intellectual-cognitive training, but also preparation for life and, above all, is the moment for the construction of their identities happens. This research is based on a qualitative approach. The theoretical and methodological procedures used during the realization of the study made use of some concepts from ethnographic research, along with participant observation. In order to collect data, this study drew on information obtained in the realization of two discussion groups, which were realized with the young students of High School in a public school. The research results were achieved from the speech analysis of the young through the documentary methodo of interpretation developed by Ralf Bohnsack, which has as theoretical support the foundations of the Sociology of Knowledge of Karl Mannheim.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.