Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/8846
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_ArianeAbrunhosadaSilva.pdf4,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNascimento, Maria Elenita Menezes-
dc.contributor.authorSilva, Ariane Abrunhosa da-
dc.date.accessioned2011-06-30T21:25:09Z-
dc.date.available2011-06-30T21:25:09Z-
dc.date.issued2011-06-30-
dc.date.submitted2011-03-29-
dc.identifier.citationSILVA, Ariane Abrunhosa da. Museu Virtual de Brasília: um instrumento de promoção do turismo. 2011. xii, 125 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Turismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/8846-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2011.en
dc.description.abstractA pesquisa tem como objetivo reunir elementos para o planejamento e desenvolvimento de um ambiente virtual recebendo contribuições conceituais, teóricas e aplicadas, dos campos da museologia e do turismo. Trata-se da concepção de um museu virtual, com foco no patrimônio cultural da Capital da República. O cenário projetado vislumbra o internauta, destinatário de um ambiente virtual atraente, instigante e que proporcione informações sobre história, arquitetura, cultura e serviços do setor de turismo. Foi criado um instrumento que desperte no visitante o interesse de conhecer a cidade e seu patrimônio. A metodologia utilizada é uma análise comparativa dos Museus Virtuais presentes na internet e complementada por fontes secundárias, de modo a se inferir um modelo de museu virtual, com uma aplicação prática: apresentar ao mesmo tempo um acervo de informações e um acervo de imagens de uma cidade-patrimônio-cultural-da-humanidade que, sendo na realidade um museu a céu aberto, poderá ser visitada por meio da realidade virtual.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleMuseu Virtual de Brasília : um instrumento de promoção do turismoen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordMuseu virtualen
dc.subject.keywordBrasília (DF) - patrimônio culturalen
dc.subject.keywordTurismo - Brasília (DF)en
dc.description.abstract1The objective of the research is to collect elements for the planning and development of a virtual environment, receiving conceptual, theoretical and application contributions from the areas of museology and tourism. It is a virtual museum, with focus on the cultural heritage of the Capital of the Republic. The projected scenery glimpses the web surfer, the receiver of an attractive virtual environment which is instigating and that provides information on history, architecture, culture and tourism services. This instrument was created to stimulate the visitor‟s interest in knowing the city and its heritage. The methodology utilized is a comparative analysis of Virtual Museums present in the internet, complemented by secondary sources, thus inferring a model of virtual museum with a practical application: to exhibit, at the same time, a collection of information and a collection of images of a World Cultural Heritage city which, being in reality an open-air museum, may be visited through virtual reality.en
dc.description.unidadeCentro de Excelência em Turismo (CET)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Turismo, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.