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Título: Avaliação do nível de conhecimento dos discentes sobre normas contábeis internacionais face ao processo de convergência do IASB : uma análise nas instituições de ensino do Distrito Federal
Autor(es): Pereira, Ednei Moraes
Orientador(es): Niyama, Jorge Katsumi
Assunto: Normas internacionais de contabilidade
Professores universitários
Contabilidade - estudo e ensino
Data de publicação: 28-Jun-2011
Referência: PEREIRA, Ednei Moraes. Avaliação do nível de conhecimento dos discentes sobre normas contábeis internacionais face ao processo de convergência do IASB: uma análise nas instituições de ensino do Distrito Federal. 2011. 93 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis)-Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós- Graduação em Ciências Contábeis, Universidade de Brasília/UFPB/UFRN, Brasília, 2011.
Resumo: O surgimento de operações complexas no controle de ativos e passivos, riscos e incertezas na tomada de decisão, para as empresas e uma demanda para a redução dos custos na preparação e divulgação das demonstrações contábeis, são consequências da interdependência das nações através dos fluxos de capitais e da internacionalização dos mercados financeiros. Tais fatos demandaram a necessidade de uma linguagem única para os negócios, com informações contábeis confiáveis e comparáveis. Esse cenário motivou a criação do International Accounting Standards Board (IASB) e a publicação das International Financial Reporting Standards (IFRS), normas contábeis de alto padrão, que poderiam ser adotadas pelos países que aderissem ao processo de convergência. Consequentemente, o ambiente empresarial desses países passou a exigir um profissional capaz de interpretar os novos mecanismos trazidos pela convergência, tais como, arcabouço teórico, valor justo, essência sobre forma e as normas baseadas em princípios. Isso implicou à academia e aos profissionais uma adaptação a essa nova realidade, na busca de um aprendizado capaz de fornecer um conhecimento global sobre o assunto. Contudo, acredita-se que o método de ensino utilizado em sala de aula pode viabilizar tal aprendizado. Logo, questiona-se como está sendo a preparação dos contadores para essa nova contabilidade? A fim de averiguar, como as Instituições de Ensino Superior (IES) estão preparando os futuros contadores com o conhecimento das novas normas contábeis, foi preparado um questionário para identificar quais os métodos de ensino utilizados nas IES do Distrito Federal, qual o nível de conhecimento das normas contábeis internacionais já publicadas no Brasil e como os estudantes estão se preparando fora da sala de aula. Foram entrevistados 745 estudantes do 5º ao 10º semestre de 12 IES que ofereciam o curso de Ciências Contábeis. Foi verificado, por meio da representação gráfica da técnica de agrupamento hierárquico, que o método de ensino mais utilizado nos cursos de Ciências Contábeis do Distrito Federal era o método de ensino tradicional e que os alunos possuíam o mesmo nível de conhecimento global das normas internacionais, obtendo-se, portanto, indícios de que, somente a sala de aula não possibilita a formação de alunos que atendam a essa nova demanda da profissão contábil. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The emergence of complex operations in the control of assets and liabilities, risks and uncertainties in decision making for business and a demand to reduce costs in the preparation and dissemination of financial statements are consequence of the interdependence by nations through capital flows and internationalization of financial markets. These facts have demanded the need for a unique language for business, with reliable and comparable accounting information. This scenario motivated the creation of the International Accounting Standards Board (IASB) and the publication of the International Financial Reporting Standards (IFRS), high accounting standards, which could be adopted by countries that adhered the convergence process. Consequently, the business environment in these countries now require a professional able to interpret the new mechanisms introduced by the convergence, such as conceptual framework, fair value, substance over form and principles and standards. This led to the academics and practitioners adapt to this new reality, seeking a learning capable of providing a global knowledge on the subject. However, it is believed that the teaching method used in the classroom can facilitate such learning. Therefore, is questioned how is the accouters preparation for this new accounting? In order to investigate, how Higher Education Institutions (IES) are preparing future accountants with knowledge of new accounting standards, was prepared a questionnaire to identify which are the teaching methods used in the IES of the Federal District, what is their level of knowledge international accounting standards that have been published in Brazil and how students are preparing their selves outside the classroom. We interviewed 745 students from 5th to 10th semester of 12 IES that offering the Accounting Course. Where were ascertained, through the imaging technique of clustering, that the teaching method most used in District Federal Accounting Courses was the traditional teaching method and that students had the same level of knowledge about international standards, obtaining, therefore, evidences that only the classroom doesn’t allow the formation of students meet in this new demand of the profession accounting.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 2011.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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