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2011_RosimaraAparecidaSilva.pdf544,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorBarroso Filho, Wilton-
dc.contributor.authorSilva, Rosimara Aparecida da-
dc.date.accessioned2011-06-27T23:22:48Z-
dc.date.available2011-06-27T23:22:48Z-
dc.date.issued2011-06-27-
dc.date.submitted2011-02-11-
dc.identifier.citationSILVA, Rosimara Aparecida da. Os signos da memória em Milan Kundera. 2011. 119 f. Dissertação (Mestrado em Literatura)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/8694-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2011.en
dc.description.abstractA dissertação Os signos da memória em Milan Kundera pretende pensar de que forma as imagens apreendidas pela memória, quando traduzidas pela linguagem, viram signos carregados de significados no processo de criação de Milan Kundera. Para tanto, nos aprofundamos na teoria do filósofo Henri Bergson, que apresenta a memória como instância que estabelece a relação entre corpo e espírito e encontra na intuição o caminho para se atingir a interioridade do ser. Nossa hipótese é a de que Milan Kundera se utiliza de suas memórias como base de criação e, tendo na linguagem um meio para revelar o mundo, não fica preso a uma linguagem conceitual fechada, mas se utiliza de uma linguagem que explora a extensão do significado das palavras. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe thesis The signs of memory in Milan Kundera intends to think how the images grasped by the memory, when translated through the language, become signs filled with meanings in Kundera's process of creation. In order to that we delve into Henri Bergson's theory that the memory is an instance that establishes the relationship between the body and the spirit and finds in intuition the way to reach the inner side of the human being. Our hypothesis is that Milan Kundera uses his memories as a basis for creation and, having in language a means to unveil the world, he is not limited to a closed conceptual language, but instead he uses a language that explores the extension of the meaning of the words.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleOs signos da memória em Milan Kunderaen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordKundera, Milan, 1929 - crítica e interpretaçãoen
dc.subject.keywordLiteratura - filosofiaen
dc.subject.keywordSimbolismo (Literatura)en
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Literaturapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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