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2010_SimoneSilveiradeAlcântara.pdf1,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorMüller Júnior, Adalberto-
dc.contributor.authorAlcântara, Simone Silveira de-
dc.date.accessioned2011-06-16T20:49:51Z-
dc.date.available2011-06-16T20:49:51Z-
dc.date.issued2011-06-16-
dc.date.submitted2010-11-16-
dc.identifier.citationALCÂNTARA, Simone Silveira de. Arnaldo Antunes, trovador multimídia. 2010. 243 f., il. Tese(Doutorado em Literatura brasileira)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/8399-
dc.descriptionTese (doutorado)-Universidade de Brasília, Instituto de Letras, 2010.en
dc.description.abstractEsta pesquisa analisa o projeto poético de Arnaldo Antunes a partir dos estudos de intermedialidade e dos estudos de cultura. Nessa perspectiva, faz-se necessária a compreensão dos contextos da Canção Popular Brasileira, uma vez que a obra do poeta e cancionista requer um exame de sua inserção no contexto musical. Além disso, percebe-se, sobretudo no DVD Ao vivo no estúdio - obra em análise nesta tese -, a performance multimídia do poeta, por meio da qual se evidenciam os cruzamentos entre as mídias que dão suporte às categorias artísticas utilizadas pelo trovador multimídia. Para essa análise, portanto, compreende-se que as mídias são instrumentos fundamentais de observação da sociedade, uma vez que, por meio delas e com elas, os indivíduos podem observar a si mesmos e aos outros, conhecendo novas sensibilidades proporcionadas por novas tecnologias, ou melhor, por novas possibilidades de comunicação. Nesse contexto, são fundamentais para definir um novo horizonte nos estudos literários as ideias de Hans Ulrich Gumbrecht acerca da mídia literatura; de Siegfried J. Schmidt acerca do sistema literário; de Vilém Flusser acerca das imagens técnicas; de Friedrich Kittler acerca dos sistemas de informação; de Marshall McLuhan acerca dos meios como extensões humanas; e, enfim, do medievalista Paul Zumthor acerca da vocalidade e da performance. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis research analyses Arnaldo’s Antunes poetical project from the studies of intermediality and media theory, widening, thereby, literature studies to cultural studies. In order to do it, the understanding of the context of Brazilian pop music is needed, since the poet is seen as a songwriter, in which work there are many paths leading to our musical history. Furthermore, it is perceived, especially, in the DVD Arnaldo Antunes no estúdio - the work analyzed in this thesis -, his multimedia performance, by means of the evidence of interlacement among media that support artistic categories used by multimedia troubadour. Thus, to this analysis, media are understood as ways of observation of society, since, by means of them and with them, the individuals can observe themselves and others, knowing new sensibilities provided by new technologies, or better, by new possibilities of communication. In this sense, Ulrich Gumbrecht research on media literature; Siegfried J. Schmidt theory of literary system; Vilém Flusser ideas about a technical images world that needs decoding; Friedrich Kittler essays on system networks; Marshall McLuhan conception of media as extensions; as well as the Paul Zumthor conceptions on body and performance define a new horizon for literary studies.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleArnaldo Antunes, trovador multimídiaen
dc.typeTeseen
dc.subject.keywordAntunes, Arnaldoen
dc.subject.keywordLiteratura brasileiraen
dc.subject.keywordCanção popular brasileiraen
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Literaturapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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