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2009_PedroAquinoNoletoFilho.pdf8,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorMiguel, Luis Felipe-
dc.contributor.authorNoleto Filho, Pedro Aquino-
dc.date.accessioned2011-05-08T21:05:04Z-
dc.date.available2011-05-08T21:05:04Z-
dc.date.issued2011-05-08-
dc.date.submitted2009-09-17-
dc.identifier.citationNOLETO FILHO, Pedro Aquino. A imagem pública do Congresso: uma análise político-midiática. 2009. 322 f., il. Tese (Doutorado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2009.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/7605-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-graduação em Comunicação, 2009.en
dc.description.abstractste é um estudo sobre como e por que a imagem pública do Congresso Nacional pode ser vista como cronicamente negativa no senso comum, nas sondagens de opinião pública e nas representações da mídia informativa, bem como nas percepções dos atores políticos. Com esse objetivo, além da síntese de reflexões teóricas que podem ser relacionadas ao campo interdisciplinar da comunicação política, foi realizada uma série de entrevistas qualitativas com 20% dos parlamentares que formavam a Câmara dos Deputados na Legislatura 2003/2007. Embora as conclusões apontem para uma forte conexão entre tal imagem negativa, recorrentes escândalos políticos e questões institucionais de caráter estrutural e conjuntural, há¡ também nesse contexto uma insuficiência de pluralismo político e social que revela um problema maior e mais complexo: a crise da democracia representativa – pois as organizações da sociedade civil não dispõem de canais adequados de participação que permitam a representação equilibrada de suas demandas tanto na mídia quanto no campo político parlamentar. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis is a study on how and why the public image of the Brazilian Congress can be seen as chronically negative in the common sense, public opinion surveys and news media representations, as well as in the political actors’ perceptions. With this purpose, besides synthesizing theoretical reflections that may be related to the interdisciplinary field of political communication, a series of qualitative interviews was conducted with 20% of the parliamentarians who formed the Chamber of Deputies in the 2003/2007 Legislature. Although the conclusions point to a strong connection between such negative image, recurring political scandals and institutional issues of structural and conjuncture nature, there is also in this context a lack of political and social pluralism that reveals a bigger and more complex problem: the crisis of representative democracy – as civil society organizations do not have enough channels of participation that may assure a balanced representation of their demands both in the media and in the political parliamentary field.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleA imagem pública do Congresso : uma análise político-midiáticaen
dc.typeTeseen
dc.subject.keywordJornalismo - política - Brasilen
dc.subject.keywordPropaganda política - Brasilen
dc.subject.keywordPublicidade - política - Brasilen
dc.subject.keywordDemocracia - Brasilen
dc.subject.keywordComunicação na políticaen
dc.subject.keywordComunicação de massa - aspectos sociaisen
dc.description.unidadeFaculdade de Comunicação (FAC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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