Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/7468
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_JaymeLeiroVilanFilho.pdf1,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Autoria múltipla em artigos de periódicos científicos das áreas de informação no Brasil
Autor(es): Vilan Filho, Jayme Leiro
Orientador(es): Mueller, Suzana Pinheiro Machado
Assunto: Publicações científicas
Ciência da informação
Bibliometria
Autoria
Data de publicação: 23-Abr-2011
Referência: VILAN FILHO, Jayme Leiro. Autoria múltipla em artigos de periódicos científicos das áreas de informação no Brasil. 2010. 215 f., il. Tese (Doutorado em Ciência da Informação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: Esta tese descreve a evolução da produção de artigos de periódicos científicos brasileiros das áreas de informação - Arquivologia, Biblioteconomia, Ciência da Informação, Documentação e Museologia - publicados entre 1972 e 2007, especialmente os artigos escritos em autoria múltipla (coautoria), considerado indicador parcial de colaboração científica. Tem como objetivo identificar fatores presentes no processo de colaboração entre autores de artigos de periódicos científicos. Analisa a produção de artigos científicos por tipo de autoria e gênero, por meio da bibliometria, usando como fonte principal os registros de bases de dados bibliográficos com referências de 4.334 artigos publicados em 27 títulos de periódicos científicos brasileiros, sendo 1.270 artigos publicados em autoria múltipla. Analisa também o perfil das autorias múltiplas (ocupação, afiliação, área de graduação, área de mestrado, área de doutorado) e os tipos de relação entre autores de uma amostra aleatória com 104 artigos escritos por 275 autores em três períodos: 1988/1989, 1996/1997 e 2005/2006. Mostra através de tabelas e gráficos elaborados no MS-Excel, a partir de dados processados no SPSS, os seguintes resultados: (1) a evolução da produção de artigos, evidenciando índices maiores de crescimento da produção a partir de meados da década de 1990; (2) a evolução dos percentuais de artigos por tipo de autoria, evidenciando a ultrapassagem de médias históricas da autoria múltipla a partir de 1999, que atingiu 47,7% dos artigos em 2007; (3) a evolução da produção de artigos por gênero dos autores, evidenciando a diminuição gradativa dos percentuais de autorias femininas, especialmente nas autorias múltiplas; (4) indícios da ligação cada vez maior dos autores com as ocupações acadêmicas, que chegou a 80% em 2005/2006; (5) ligação da maioria dos autores com instituições de ensino superior (cerca de 80%) com concentração em universidades federais e estaduais (75% em 2006/2006); (6) aumento do percentual de autores com formação em Ciências Sociais (especialmente em Biblioteconomia e Ciência da Informação), em Ciências e Engenharias, e indícios da diminuição de percentuais de autores com formação em Ciências Humanas; (7) aumento de percentuais de relações acadêmicas, presentes em 80% dos artigos da amostra em 2005/2006, especialmente as relações de orientação (cerca de 50% dos artigos). Ao contrário do esperado, não foram encontrados indícios de que os aumentos de índices anuais de autoria múltipla estivessem associados às mudanças no perfil dos autores. No entanto, os dados forneceram indícios de que o aumento dos índices de autoria múltipla a partir da segunda metade dos anos 1990 está associado a mudanças nas relações entre os autores, mais especificamente em dois tipos de atividades colaborativas: orientações e participações em grupos formais de pesquisas, estudos e trabalhos.
Abstract: The evolution of articles production in Brazilian scientific periodicals in the areas of information studies, published between 1972 and 2007, is described. The areas of information studies include Archive Science, Library Science, Information Science, Documentation, and Museum Science. This work analyses especially those articles written in multiple authoring as indicator of a type of scientific collaboration. This study aims to identify factors that are present in the authorship collaboration process. It analyses, through the use of bibliometric techniques, the production of articles by type of authoring and gender. Data were obtained from a database containing 4,334 articles published in 27 Brazilian periodicals, of which 1,270 are multi-authored papers. It also investigates author's profile (occupation, affiliation, areas of bachelor, master and doctoral degrees) and types of relationships between authors from 104 randomly selected articles written by 275 authors in three periods: 1988/1989, 1996/1997 and 2005/2006. Data were processed by SPSS statistics software and is illustrated in MS Excel tables and charts. The findings are presented in seven major groups: (1) the evolution of articles production, emphasizing the increasing rates in middle 1990's; (2) the percentage evolution of articles by authorship types stressing the surpassing of historical averages of multiple authoring in 1999, reaching 47.7% in 2007; (3) the percentage evolution of articles production by gender, stressing gradual reduction of women authoring levels, especially in multi authored papers; (4) indication of increasing relationships amongst authors with academic occupations, reaching 80% in 2005/2006; (5) increasing association between authors and universities (about 80 %) especially federal and state universities (75 % in 2005/2006); (6) increasing rates of authors from Social Sciences (mainly Library and Information Science), Sciences and Engineering, and the reduction of Humanities' authors rates; (7) increasing percentage of academic relations amongst authors, 80% of the sample articles in 2005/2006, especially supervisor relations (almost 50% of articles). Contrary to expectations, there was no evidence that the increasing annual rates of multiple authoring are due to changes in authors' profiles. However, findings suggest that the increasing rates of multiple authoring noticed from the second half of 90's are associated with change types of authors' relationship, more specifically in two kinds of collaborative activities: student-supervisor, and participation in formal groups such as research, study and workgroups.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2010.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.