Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Cidade, Lúcia Cony Faria | - |
dc.contributor.author | Urzêda, Rhêmora Ferreira da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2011-04-20T00:37:58Z | - |
dc.date.available | 2011-04-20T00:37:58Z | - |
dc.date.issued | 2011-04-20 | - |
dc.date.submitted | 2010-11-19 | - |
dc.identifier.citation | URZÊDA, Rhêmora Ferreira da Silva. A Fundação Banco do Brasil e o Programa de Desenvolvimento Territorial Integrado e Sustentável do Território dos Cocais, no Piauí: articulações institucionais e educação. 2010. 135 f. Dissertação (Mestrado em desenvolvimento Sustentável)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010. | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/7451 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2010. | en |
dc.description.abstract | O objetivo do presente trabalho é analisar a construção de condições de desenvolvimento a partir das ações desenvolvidas pela Fundação Banco do Brasil – FBB através do Programa de Desenvolvimento Territorial Integrado e Sustentável do Território dos Cocais no Piauí, especialmente no que se refere às ações educacionais. Tal iniciativa se deu a partir de diagnóstico realizado pela CODEVASF na região, onde foram constatados os menores índices de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do país. A partir destes indicadores foi estabelecido, como área de atuação e intervenção da Fundação, um recorte espacial denominado Aglomerado de Municípios Três (AG3), constituído por 13 municípios com características socioeconômicas e ambientais semelhantes. O estudo para esta dissertação evoluiu do estado do Piauí, onde foi contextualizada a influência de políticas que combinam fatores exógenos e endógenos na construção do desenvolvimento, para uma análise mais específica com a caracterização das ações educacionais desenvolvidas pela FBB no Aglomerado. Ficou constatado que o Programa encontra-se ainda em fase de implementação, e se desenvolve de maneira participativa através de parcerias com outras entidades governamentais e não governamentais. Observamos que os níveis de articulação entre os alguns parceiros encontram-se deficientes, na medida em que existem dificuldades de entrosamento principalmente com os prefeitos municipais. A pesquisa constatou ainda, que o projeto BB Educar, desenvolvido pela FBB, se constitui em uma primeira experiência educacional no âmbito do PDTIS e que, apesar dos resultados positivos, foram detectadas algumas limitações de ordem estrutural, no que diz respeito, por exemplo, à disponibilidade espaços adequados para implementação dos núcleos de alfabetização. Entretanto, existem indicativos de que as ações desenvolvidas pelo projeto poderão fomentar a elevação dos níveis de empoderamento da comunidade e, consequentemente, favorecer o processo de desenvolvimento sustentável e integrado na região. | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | A Fundação Banco do Brasil e o Programa de Desenvolvimento Territorial Integrado e Sustentável do Território dos Cocais, no Piauí : articulações institucionais e educação | en |
dc.type | Dissertação | en |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento sustentável | en |
dc.subject.keyword | Educação comunitária | en |
dc.description.abstract1 | The objective of this paper is to analize the construction of development conditions based on the actions taken by the Foundation Banco do Brasil - FBB through the Program of Integrated and Sustainable Territorial Development in Cocais, Piauí, especially when referring to educational actions. This iniciative started from a diagnose done by CODEVASF in the region, where the smallest HDI (Human Development Index) of the country were found. From this indicators, it was estabilished, as an area of action and intervention of the foundation, a espacial cut called Municipality Aglomeration Three (AG3), formed by 13 municipalities with similar social-economics and enviromental caracteristics. The study for this dissertation evolved from the state of Piaui, where the influence of politics that combine exogenous and endogenous factors in the construction of development was contextualized, for a more specific analysis with the caracterization of the educational actions developed by the DBB in the alglomeration.It was verified that the program is still is it's implementation fase, and it's developing in a participative manner through partnerships with other governamental and non-governamental entities. It was observed that the levels of the articulation between some partners was deficient, in a way that there are dificulties mainly in the relationship between the town mayors. The research verified that, even though the project BB Educate, developed by the FBB, is part of a first educational experience in the PDTIS field and that even though the results are positive, there is evidence that the actions developed by the project will be able to elevate the levels of empowerment of the comunity and, consequently, favour the process of integrated and sustainable development in the region. | en |
dc.description.unidade | Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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