http://repositorio.unb.br/handle/10482/7346
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2009_AnaTerraLemedaSilva.pdf | 984,63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Lugares de fala e escuta no teatro de William Shakespeare : ressonâncias de um percurso feminino |
Autor(es): | Silva, Ana Terra Leme da |
Orientador(es): | Davini, Silvia Adriana |
Assunto: | Shakespeare, William, 1564-1616 Teatro |
Data de publicação: | 8-Abr-2011 |
Data de defesa: | 27-Mar-2009 |
Referência: | SILVA, Ana Terra Leme da. Lugares de fala e escuta no teatro de William Shakespeare: ressonâncias de um percurso feminino. 2009. 120., il. Dissertação (Mestrado em Arte)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009. |
Resumo: | A presente dissertação investiga três personagens femininas de Shakespeare, aplicando princípios da abordagem lugar de fala, proposta pela Prof. Dra. Silvia Davini. Essa investigação pretende levantar subsídios para futuras performances que considerem a esfera acústica e simbólica da palavra, como um ponto de partida para a atuação. As três personagens estão organizadas, considerando o drama do qual fazem parte, num percurso que parte de uma máxima impossibilidade feminina e vai em direção a uma máxima possibilidade feminina. Tal percurso acompanha a cronologia das obras e as personagens são: Lavínia, de Tito Andrônico; Rosalinda, de Como Gostais e Marina, de Péricles, Príncipe de Tiro. Para essa investigação foram realizadas três frentes de trabalho em simultâneo: o estudo da arquitetura das personagens em relação à obra a qual pertencem; exercícios de fala com trechos dos textos das personagens (CD de áudio em anexo) e uma imersão como espectadora em montagens teatrais na cidade de Buenos Aires. A produção de Peter Hall e Cicely Berry contribuiu especialmente no desenrolar desse trabalho. Por serem diretores e preparadores vocais shakespeareanos, suas experiências trouxeram dados formais do texto que se revelaram úteis à atuação. A interação das três frentes de trabalho permitiu gerar reflexões sobre a relação entre a forma dos textos das personagens e os respectivos perfis femininos apresentados por elas. Dessa forma, através de princípios do lugar de fala, se levantam pontos de partida para atuação alternativos à freqüente subalternização da palavra dita no meio teatral contemporâneo. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT The thesis investigates three female characters of Shakespeare by applying principles of the speech’s place approach, proposed by PhD. Silvia Adriana Davini. This research aims to raise sources for future performances that consider acoustic and symbolic dimension of the word as a starting point for acting. The three characters are organized in a feminine journey considering the drama that each one of them belongs. It has to be said that the journey begins in a feminine maximum impossibility and goes to a feminine maximum possibility, following the chronology of the works. The characters are: Lavinia, from Titus Andronicus; Rosalind, from As You Like It and Marina, from Pericles, Prince of Tire. The research demanded the acomplishment of three work fronts simultaneously: the study of the characters’ architecture in relation to the work it emerges; speech exercises with excerpts of the studied texts (audio CD attached) and a immersion as a spectator in theater performances in the city of Buenos Aires. It was especially valuable to this research, the production of Peter Hall and Cicely Berry. Being directors and Shakespearean speech coaches, their experiences have brought text formal data valuable to performance. The interaction of these three work fronts has allowed thinking about the relationship between the texts’ form and the respective female profiles presented by them. Thus, through the principles of speeche's place approach, one can rise starting points for action alternative to the frequent subordinate treatment aplied to speech in contemporary theatre. |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2009. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.