http://repositorio.unb.br/handle/10482/7218
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2010_PaulaCristinaMoreiraNeto.pdf | 2,98 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Educação ambiental em uma perspectiva da ecopedagogia : análise de projetos desenvolvidos no programa agrinho em uma cidade do DF |
Autor(es): | Moreira Neto, Paula Cristina |
Orientador(es): | Santos, Wildson Luiz Pereira dos Pato, Claudia Márcia Lyra |
Assunto: | Educação ambiental - escolas públicas - Distrito Federal (Brasil) Ecologia humana Ecologia Pedagogia - Distrito Federal (Brasil) |
Data de publicação: | 28-Mar-2011 |
Data de defesa: | 1-Jul-2010 |
Referência: | MOREIRA NETO, Paula Cristina. Educação ambiental em uma perspectiva da ecopedagogia: análise de projetos desenvolvidos no programa agrinho em uma cidade do DF. 2010. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010. |
Resumo: | A educação ambiental (EA) tem sido tema recorrente de discussões nos meios de comunicação, nas conferências mundiais e também nas escolas, diante do atual cenário mundial de desequilíbrios e degradações ambientais. Mas inserir a EA nas escolas ainda é um desafio. No ensino fundamental, uma estratégia usual é integrar a EA aos conteúdos, por meio de projetos; porém, nem sempre estes têm continuidade ou são desenvolvidos de forma significativa. Nesse sentido, o presente trabalho teve por objetivo identificar e analisar dificuldades e potencialidades no processo de desenvolvimento e continuidade de projetos de educação ambiental em escolas públicas de Brazlândia – região administrativa do Distrito Federal – que foram submetidos ao Programa Agrinho do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-DF) sobre o tema meio ambiente. Para realizar as análises da pesquisa, tomou-se como base os princípios da ecopedagogia, vertente da EA voltada para prática pedagógica que enfatiza a aprendizagem com sentido, que surge de situações cotidianas e que valoriza o sentimento, a emoção e até mesmo a espiritualidade no processo educativo. Foi nessa perspectiva que os projetos desenvolvidos foram interpretados. Foram investigados os projetos de EA vencedores e premiados num concurso promovido pelo Programa Agrinho do Senar- DF e desenvolvidos por escolas públicas do ensino fundamental em Brazlândia. Os sujeitos desta pesquisa foram inicialmente oito professores que desenvolveram os projetos pedagógicos premiados e depois foram focalizados três professores que evidenciavam continuar a desenvolver os projetos. A pesquisa foi realizada em duas etapas. Foi entregue um questionário aos oito professores e, depois realizada uma entrevista com eles; numa segunda etapa houve observação em campo, num estudo de caso de três projetos que continuavam em desenvolvimento. A análise dos resultados propiciou o levantamento de fatores que podem interferir na continuidade dos projetos. Assim, são discutidos aspectos relacionados à formação dos professores; ao enfoque disciplinar, que traz o conflito de se desenvolver projetos que não percam na qualidade de os conteúdos serem trabalhados de forma transdisciplinar; aos pressupostos da ecopedagogia nos temas dos projetos; ao engajamento dos professores com o tema; à interferência de incentivos externos (parcerias), que podem ser positivos ou negativos; à importância do trabalho em equipe (trabalho coletivo). Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de uma proposta de trabalho pedagógico que valorize o trabalho contínuo nas escolas que, além de priorizar a mudança de atitudes dos alunos, não perca na qualidade do ensino (dando a devida importância aos conteúdos) e também para a valorização de parcerias que incentivem a continuidade de projetos ecopedagógicos. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT Environmental education (EE) has been a recurring theme in discussions on the media, at conferences worldwide and also in schools, given the current scenario of global imbalances and environmental degradation. However, to introduce EE into schools still is a challenge. In elementary school, one usual strategy is to integrate EE with content, through projects, but these are often neither continued nor significantly developed. Accordingly, the present study aimed to identify and analyze problems and potentialities in the development and continuation process of environmental education projects in public schools in the Brazlândia Administrative Region of the Federal District, under the Agrinho Program of the National Rural Education Service (Senar-DF) on the theme environment. To perform the analysis of the survey, the principles of eco-pedagogy (stream of EE that focuses on pedagogical practice that emphasizes meaningful learning arising from everyday situations and appreciates the feeling, emotion and even spirituality in the educational process. It was under this perspective that the projects were interpreted. We investigated the EE projects which had won a contest sponsored by the Agrinho Program from Senar-DF and developed by schools of basic education in Brazlândia. The subjects were initially the eight teachers who developed the award-winning educational projects and then shortlisted to three among them who showed evidence of continuing and developing their projects. The survey was conducted in two stages. A questionnaire was handed to all of the initial eight teachers and then an interview was conducted with them; following that, field observation was conducted through a case study of the three projects still in development. The analysis of the results allowed for the gathering of factors that could affect the continuity of the projects. Thus, aspects were discussed that relate to teacher training; to the disciplinary approach that leads to conflict in developing the projects with no loss quality of the content being studied in a trans-disciplinary way; to the assumptions of ecopedagogy in the themes of the projects; to the commitment of teachers to the theme; to the interference of external incentives (partnerships), which can be positive or negative; to the importance of teamwork (collective work). The survey results point to the need for a pedagogical proposal that values continuous work in schools that further than prioritizing change in students attitudes, should not lose in teaching quality (giving due consideration to the contents) and that may also promote partnerships that encourage the continuity of eco-pedagogic projects. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.