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Título: Autoria coletiva, autoria ontológica e intertextualidade na ciência : aspectos interdisciplinares e tecnológicos
Autor(es): Miranda, Antonio
Simeão, Elmira
Mueller, Suzana Pinheiro Machado
Assunto: Autoria
Autoria coletiva
Intertextualidade
Multivocalidade
Data de publicação: Out-2006
Referência: MIRANDA, Antonio; SIMEÃO, Elmira; MUELLER, Suzana Pinheiro Machado. Autoria coletiva, autoria ontológica e intertextualidade na ciência: aspectos interdisciplinares e tecnológicos. In: CONGRESO INTERNACIONAL DE HUMANIDADES, 9., 2006, Santiago de Chile. Anais... Santiago de Chile: Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación, 2006.
Resumo: A autoria não está restrita ao texto — literário, científico, técnico, jornalístico, etc — mas a qualquer tipo de criação humana, com suas peculiaridades e problemáticas próprias. Considerando a convergência tecnológica dos meios extensivos de comunicação e a hibridez de elementos na criação da pós-modernidade, o artigo argumenta que a instituição “autoria” entra em crise com as TIC e o estatuto do direito autoral passa ser questionado. O presente texto pretende levantar questões relacionadas com o fenômeno da autoria principalmente no contexto da comunicação extensiva e da perspectiva do pensamento complexo que norteia sua interpretação.Levanta estudos sobre websemântica e a contribuição da Ciência da Informação para permitir conexões entre os conceitos de documentos da Web, com o pressuposto de que os textos autorais no futuro, sejam individuais ou em colaboração, poderão valer-se de recursos estruturadores tanto dos conteúdos quanto na geração a priori de metadados e interrelacionamentos. Os autores-editores já criam seus textos de conformidade com estruturas ontológicas além das semânticas correntes, que facilitam seu tratamento automático. Assim os textos superam sua linearidade e se tornam hipertextuais, mediante links explícitos e implícitos formando inter-relações típicas de redes sociais. Já a questão da autoria coletiva na ciência é sui generis, e difere em vários aspectos da autoria coletiva em outras áreas pelo reconhecimento que a autoria desempenha na ciência (certificação do conhecimento). A novidade trazida pelo ScienceCommons se realiza por meio da dispensa, pelo autor, do direito autoral tradicional (“todos os direitos reservados”), e pela adoção do princípio proposto pelo Creative Commons, (“alguns direitos reservados”) devidamente ancorado no sistema legal do país onde ocorre. Em uma tabela gradativa, mostra-se a distinção entre Citação, Intertextualidade, Cópia autorizada, Cópia não autorizada e o Plágio, conceitos relacionados com a temática em questão, além da discussão sobre a multivocalidade, metodologia já aplicada em contextos acadêmicos. ______________________________________________________________________________________ RESUMEN
La autoría no está restricta al texto — literario, científico, técnico, periodístico, etc — y sí a cualquier tipo de creación humana, con sus peculiaridades y problemáticas propias. Considerando la convergencia tecnológica de los medios extensivos de comunicación y la hibridez de los elementos en la creación de la posmodernidad, el artículo argumenta que la institución “autoría” entra en crisis con las TIC y el estatuto del derecho del autor que pasa a ser cuestionado. El presente texto pretende levantar cuestiones relacionadas con el fenómeno de la autoría, principalmente, en el contexto de la comunicación extensiva y de la perspectiva del pensamiento complejo que nortea su interpretación. Levanta estudios sobre web-semántica y la contribución de la Ciencia de la Información para permitir conexiones entre los conceptos de documentos de la Web, con el presupuesto de que los textos autorales en el futuro, sean individuales o en colaboración, podrán valerse de recursos estructuradores tanto de los contenidos cuanto en la generación a priori de metadados y interrelacionamientos. Los autores-editores ya crían sus textos en conformidad con estructuras ontológicas fuera de las semánticas corrientes, que facilitan su tratamiento automático. Así los textos superan su linealidad y se tornan hipertextuales, mediante links explícitos e implícitos formando interrelaciones típicas de las redes sociales. Ya la cuestión de la autoría colectiva en la ciencia es sui generis, y diverge en varios aspectos da autoría colectiva en otras áreas por el reconocimiento que la autoría desempeña en la ciencia (certificación del conocimiento). La novedad que trae el ScienceCommons es la de realizar por medio de la dispensa, por el autor, del derecho autoral tradicional (“todos los derechos reservados”), y por la adopción del principio propuesto por el Creative Commons, (“algunos derechos reservados”) debidamente anclados en el sistema legal del país donde ocurre. En una tabla gradual, se muestra la diferencia entre Citación, Intertextualidad, Copia autorizada, Copia no autorizada y el Plagio, conceptos relacionados con la temática en cuestión, fuera de la discusión sobre la multivocalidad, metodología ya aplicada en los contextos académicos.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Informações de Acesso e Conteúdo: Apresentado no IX CONGRESO INTERNACIONAL DE HUMANIDADES, Santiago de Chile, Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación, 18 a 20 de outubro de 2006.
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