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2008_ElianeSilvaFelipe.pdfDissertação de Eliane Silva Felipe452,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Avaliação da influência de textos narrativos de fatos relevantes no preço das ações de empresas brasileiras
Autor(es): Felipe, Eliane da Silva
Orientador(es): Silva, César Augusto Tibúrcio
Assunto: Empresas - Brasil
Ações (Finanças)
Data de publicação: 17-Jan-2011
Referência: FELIPE, Eliane da Silva. Avaliação da influência de textos narrativos de fatos relevantes no preço das ações de empresas brasileiras. 2008. 70 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis)-Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, UnB/UFPB/UFRN, Brasília, 2008.
Resumo: As decisões da administração das companhias abertas, capazes de interferir nas escolhas de acionistas, investidores, credores e demais interessados em seu desempenho, são consideradas fatos relevantes e devem ser divulgadas à medida que ocorrem, não se sujeitando a uma periodicidade específica. Como tais comunicações costumam apresentar-se sob a forma de narrativa, sem um formato pré-estabelecido, e não sofrem auditoria, é possível questionar se a linguagem utilizada nestas divulgações é capaz de interferir no valor das ações em negociação. Para investigar esta possível influência, empregou-se a metodologia de estudo de eventos para avaliar o comportamento do preço de negociação de ações de companhias abertas na Bolsa de Valores de São Paulo durante os anos de 2006 e 2007. Fatos relevantes divulgados durante estes dois anos foram extraídos dos arquivos da BOVESPA e Comissão de Valores Mobiliários e classificados, subjetivamente, em otimistas, pessimistas ou neutros, de acordo com a linguagem empregada em suas narrativas. Assim, foram investigados os comportamentos dos retornos anormais das ações referentes a 419 fatos otimistas e 79 pessimistas em períodos anteriores e posteriores às suas publicações. Observou-se uma tendência geral ao decréscimo no retorno anormal de companhias após a divulgação de fatos pessimistas, enquanto os retornos anormais ligados a fatos otimistas apresentaram variações pouco significativas. Tais observações apontam para o conservadorismo do mercado financeiro ao considerar boas e más notícias com cautela, dando maior importância aos anúncios pessimistas que aos otimistas, além de distinguir o conteúdo da linguagem nas comunicações a que é exposto. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
Companies’ management decisions have the ability to change the choices of shareholders, investors, creditors and others interested in its performance. This knowledge is consider relevant news and should be disclosed as it happens, but not restrained to any regular interval. The facts disclosed usually occur in the narrative form, with no pre-established format, and it’s not subject to any audit inspection. This raises the issue of how the language used on these disclosures is able to affect the value of a share in the market. The approach of event study was used to conduct the study of a possible influence on the market price tendency for shares of companies listed on the Bolsa de Valores de São Paulo, during the years of 2006 and 2007. The press-releases disclosed during these years were extracted from the archives of Bovespa and Comissão de Valores Mobiliários, and classified subjectively as optimistic, pessimistic or neutral, according to the expression used in the narrative. The study investigates the behavior of the abnormal returns of shares in the period-enclosed prior and after the disclosure, on a total of 419 optimistic facts and 79 pessimistic. As a result, was observed a general tendency of decrease of the abnormal return of companies after the disclosure of pessimistic facts, while the abnormal returns linked to optimistic news showed no significant variation. Such observations show a conservative approach of the market, in considering good and bad news with caution, giving more importance to pessimistic announcements, rather than to optimistic ones. Furthermore, the user should be able to identify the communication essence of the expression when it is revealed.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008.
Informações de Acesso e Conteúdo: Dissertação a ser apresentada como requisito à obtenção do título de Mestre em Ciências Contábeis do Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade de Brasília, da Universidade Federal da Paraíba e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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