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Marcos Ruben de Oliveira - Tese de doutorado.pdf1,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Avaliação do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE) : um estudo longitudinal utilizando análise multinível
Autor(es): Oliveira, Marcos Ruben de
Orientador(es): Laros, Jacob Arie
Assunto: Avaliação educacional
Desenvolvimento e educação
Data de publicação: 2007
Referência: OLIVEIRA, Marcos Ruben de. Avaliação do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE): um estudo longitudinal utilizando análise multinível. 2007. 151 f. Tese (Doutorado em Psicologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Resumo: O objetivo principal dessa tese de doutorado foi avaliar o efeito do programa Plano de Desenvolvimento da Escola – PDE na proficiência de estudantes em matemática e português utilizando modelos multinível aplicados a dados de uma pesquisa longitudinal. O programa PDE é um processo gerencial de planejamento estratégico, coordenado pela liderança da escola e desenvolvido de maneira participativa pela comunidade escolar, com o objetivo de aprimorar a gestão da escola, melhorar a qualidade do ensino que oferece e garantir maior eficiência e eficácia nos processos que desenvolve. Durante uma pesquisa longitudinal, o Ministério da Educação coletou dados de cerca de 35 mil alunos distribuídos em 178 escolas, entre os anos de 1999 a 2003, quando esses alunos freqüentavam da 4ª à 8ª série do ensino fundamental. Nesse período foram aplicadas seis provas de matemática e de língua portuguesa aos alunos, além de questionários socioeconômicos a professores, diretores e alunos, além de se avaliar as condições das escolas. Utilizou-se a Teoria Clássica dos Testes (TCT) e a Teoria de Resposta ao Item (TRI) para analisar todos itens das provas aplicadas aos alunos. Itens de baixa qualidade foram excluídos antes do cálculo dos escores totais. Em seguida, utilizou-se o método de Angoff para eqüalizar os escores entre os testes. Fez-se uso da análise fatorial para reduzir a quantidade de variáveis dos instrumentos aplicados aos alunos e às escolas. Finalmente, utilizou-se um modelo multinível com três níveis para avaliar o efeito do programa PDE no desempenho acadêmico dos alunos em matemática e em língua portuguesa. Após controlar o efeito de características dos alunos e das escolas, verificou-se que o programa PDE teve efeito significante na melhoria do desempenho acadêmico dos estudantes em língua portuguesa. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The main objective of this dissertation was to evaluate the effect of the Plan of School Development program (PDE) on the proficiency of students in Mathematics and Portuguese using multi-level modeling of data from a repeated measures design. The PDE program used strategic planning of school management, coordinated by the school principal with participation of the school community, to improve teaching quality and to guarantee more efficiency and effectiveness. During a longitudinal research the Ministry of Education collected data of 35,000 students distributed over 178 schools. The research took place from 1999 to 2003, when those students attended grades four to eight of primary school. During this period, six Mathematics tests and six Portuguese language tests were administered, along with socio-economic questionnaires which also involved teachers and directors. Classical Test Theory (CTT) and Item Response Theory (IRT) were used to analyze the psychometric quality of the items of the administered tests. Low quality items were excluded before the total scores were calculated. After this, the method of Angoff was used to equalize the scores of the tests. Factor analysis was utilized to reduce the number of student and school variables obtained by the application of the questionnaires. Finally, a multi-level regression analysis with three levels was carried out to evaluate the effect of the PDE-program on the proficiency of students in Mathematics and Portuguese. After controlling the effect of student and school level variables, the multi-level analysis indicated that participation of the PDE-program is associated with a significant improvement of the school performance of the students in Portuguese.
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, 2007.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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