Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6225
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EfeitosAprendizagemPsicomotora.pdf50,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Os efeitos da aprendizagem psicomotora no controle das atividades de locomoção sobre obstáculos em crianças com deficiência da visão
Outros títulos: The effects of psychomotor learning on the control of locomotion during obstacle avoidance in children with low vision
Autor(es): Santos, Luiz Cezar dos
Passos, Janine Eliza de Oliveira Silva
Rezende, Alexandre Luiz Gonçalves de
Assunto: Locomoção
Deficiência visual
Educação psicomotora
Educação física
Educação especial
Data de publicação: Dez-2007
Referência: SANTOS, Luiz Cezar dos; PASSOS, Janine Eliza de Oliveira Silva; REZENDE, Alexandre Luiz Gonçalves de. Os efeitos da aprendizagem psicomotora no controle das atividades de locomoção sobre obstáculos em crianças com deficiência da visão. Revista brasileira de educação especial, Marília, v. 13, n. 3, p. 365-380, set./dez. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbee/v13n3/a05v13n3.pdf>. Acesso em: 16 dez. 2010. doi: 10.1590/S1413-65382007000300005.
Resumo: Considerando que a visão é um dos sistemas sensoriais mais importantes na locomoção pois fornece informação tanto do ambiente quanto da postura e dos movimentos corporais, este estudo analisou os efeitos de um programa de treinamento perceptivo-motor no controle das atividades de locomoção em seis crianças com deficiências da visão. Para tanto, realizou-se a avaliação da locomoção durante a transposição de obstáculos com alturas diferentes, utilizando-se indicadores qualitativos: postura / equilíbrio / direção / velocidade / contato visual com o obstáculo / erro na tarefa, e indicadores cinemáticos, obtidos por meio de filmagem (SVHS) através do sistema Peak Motus (Versão 7.0 – Vicon Peak) para medir: a distância do pé de apoio em relação ao obstáculo / a elevação máxima do joelho / a altura do pé em relação à altura do obstáculo. Os indicadores foram novamente avaliados após a realização do programa de treinamento, fornecendo evidências de sua contribuição positiva tanto na estratégia de aproximação quanto na estratégia de ultrapassagem dos obstáculos. Durante a aproximação, a velocidade da locomoção tornou-se mais constante e as passadas foram realizadas de forma mais retilínea. Durante a ultrapassagem, o número de toques no obstáculo diminuiu. Os resultados auxiliam na reflexão sobre a importância da aprendizagem psicomotora nos programas educacionais, particularmente na Educação Física Especial, como uma forma de contribuir para uma melhor qualidade de vida das crianças com baixa visão. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Since vision is one of the most important sensory systems called upon for locomotion because it provides information not only about the environment, but also about posture and movement of corporal segments, this study analyzed the effects of a psychomotor training program on the control of locomotion with six children with low vision. Thus, an assessment of locomotion during obstacle avoidance with different obstacle heights was performed based on the qualitative parameters: posture / balance / direction / velocity / visual contact with the obstacle / error on the task, and on kinematics parameters collected via motion analysis system (Peak Motus – 7.0 – Vicon Peak) to assess: the distance of the base foot in relation to obstacle position / the maximum elevation of the knee / the height of the foot in relation to obstacle height. The parameters were again analyzed after the training program, showing evidence of the positive effect of both the strategy of approximation and the strategy of going over the obstacle. On approximation, the walking velocity became more stable and the subjects walked straighter. During obstacle crossing, there was less contact between the foot and the obstacle. These results will help to understand the importance of psychomotor learning in educational programs, especially on adapted physical education, so as to contribute to better quality of life for children with low vision.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação Física (FEF)
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382007000300005
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons