Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6125
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_PsicologiaOdontopediatria.pdf225,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Psicologia e odontopediatria : a contribuição da análise funcional do comportamento
Outros títulos: Psychology and pediatric dentistry : the contribution of behaviour functional analysis
Autor(es): Moraes, Antônio Bento Alves de
Sanchéz, Kira Anayansi Singh
Possobon, Rosana de Fátima
Costa Júnior, Áderson Luiz
Assunto: Relações dentista-paciente
Psicologia aplicada à odontologia
Odontologia comportamental
Odontologia
Odontopediatria
Comportamento - análise
Data de publicação: 2004
Referência: MORAES, Antônio Bento Alves de et al. Psicologia e odontopediatria: a contribuição da análise funcional do comportamento. Psicol. Reflex. Crit. [online], v.17, n.1, p.75-82, 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/prc/v17n1/22307.pdf>. Acesso em: 6 nov. 2010. doi: 10.1590/S0102-79722004000100010.
Resumo: Objetivando analisar funcionalmente a atuação do odontopediatra, procedeu-se ao atendimento odontológico de 3 crianças não-colaboradoras, utilizando ansiolítico ou placebo. As sessões foram filmadas e registrou-se os eventos clínicos e comportamentais dos participantes, em intervalos de 15 segundos. Os resultados revelaram que a colaboração das crianças pode ser considerada condição estabelecedora para os comportamentos da profissional. O ansiolítico não demonstrou efeitos sobre o comportamento dos pacientes. "Direção", categoria comportamental predominantemente utilizada pela dentista, revelou-se eficaz na evocação de respostas de colaboração para 2 pacientes. Os dados expressam a contribuição da análise funcional do comportamento ao estudo da interação profissional-paciente em odontopediatria. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The aim of this study was to carry out a functional description of the pediatric dentists' behavior concerning professional performance. Subjects were 3 uncooperative dental patients who were treated using placebo or diazepam. Dental sessions were videotaped. Procedures and behaviors were recorded in 15-second intervals. Results revealed that children's level of cooperative behavior may be a considered variable that affect professional behaviors. Diazepam was not effective. "Guidance" was predominantly used by the dentist and evoked cooperative behavior with two patients. The results express the contribution of behaviour functional analysis to the study of patterns of interaction between the dental practitioner and child patient.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722004000100010
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons