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dc.contributor.advisorMunari, Denize Bouttelet-
dc.contributor.authorSouza, Márcia Maria de-
dc.date.accessioned2010-10-11T22:18:58Z-
dc.date.available2010-10-11T22:18:58Z-
dc.date.issued2010-10-11-
dc.date.submitted2007-
dc.identifier.citationSOUZA, Márcia Maria de. Construindo a inclusão da temática educação sexual no projeto político pedagógico de um colégio público de Goiânia-Goiás na perspectiva da pesquisa-ação. 2007. 183 f. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde)-Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde, Convênio Rede Centro-Oeste, UnB, UFG, UFMS, Goiânia, 2007en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/5639-
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal de Goiás, Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde, Convênio Rede Centro-Oeste, UnB, UFG, UFMS, 2007.en
dc.description.abstractEstudo sobre as dificuldades enfrentadas por professores ao trabalhar a temática orientação sexual no ambiente escolar, visando desenvolver práticas pedagógicas educativas centradas na prevenção. O objetivo geral foi desenvolver e analisar junto aos professores, de um colégio público localizado na região leste do município de Goiânia/Goiás, o processo de conscientização crítica para a construção de estratégias educativas de prevenção e promoção da saúde sexual e reprodutiva dos alunos. Pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, com enfoque na pesquisa-ação. Participaram da pesquisa um grupo de educadores composto por professores, diretora e coordenadores do período matutino do colégio. Para a obtenção dos dados utilizamos encontros grupais, a observação participante e a entrevista individual, ocorrida no período de abril de 2006 a março de 2007. A análise dos dados foi feita a partir da descrição analítica dos encontros grupais e de discussão à luz do referencial teórico. O resultado desta investigação nos mostrou que o movimento do grupo favoreceu o processo de conscientização crítica dos professores acerca da complexidade do trabalho de orientação sexual no ambiente escolar, bem como a aquisição de novos conhecimentos, que subsidiaram a elaboração de uma proposta de inclusão dessa temática no Projeto Político Pedagógico do colégio. Consideramos que a metodologia da pesquisa-ação mostrou-se eficaz na abordagem do grupo estudado pela característica participativa e mobilizadora, viabilizando o alcance do objetivo proposto e instrumentalizando-o para o desenvolvimento de ações educativas inovadoras sobre a temática orientação sexual no ambiente escolar. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractStudy about the difficulties faced by professors when working the theme of sexual orientation in the school environment, aiming to develop pedagogical educational practices centered in prevention. The general goal was to develop and analyze, together with the teachers of a public school located in the east side of the city of Goiânia/Goiás, the process of critical consciousness about the construction of educational strategies of prevention and promotion of the student’s sexual and reproductive health. Descriptive research of qualitative approach, with focus on research-action. A group of educators formed by teachers, principal and coordinators of the morning period of the school participated in the research. To obtain the data we used group meetings, participant observation and individual interview which happened in the period of April 2006 through March 2007. The analysis of the data was made from analytical description of the group meetings and the discussions based on the theoretical referencing. The result of this investigation showed us that the movement of the group favored the process of critical consciousness of the teachers on the complexity of the sexual orientation work in the school environment, as well as the acquisition of new knowledge that subsidized the elaboration of a proposal of inclusion of this theme in the school’s Political Pedagogical Project. We consider that the methodology of the research-action showed itself to be effective in approaching the studied group because of the participative and mobilizing characteristic, allowing the reach of the proposed goal and making it an instrument for the development of educational and innovative actions about the theme of sexual orientation in the school environment.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleConstruindo a inclusão da temática educação sexual no projeto político pedagógico de um colégio público de Goiânia-Goiás na perspectiva da pesquisa-açãoen
dc.typeTeseen
dc.subject.keywordEducação sexualen
dc.subject.keywordSaúde escolaren
dc.subject.keywordEnfermagem - saúde públicaen
dc.description.unidadeFaculdade de Ciências da Saúde (FS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ciências da Saúdept_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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