Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/5554
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_Ernandes Barboza Belchior.pdf632,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Não deixando a cor passar em branco : o processo de implementação de cotas para estudantes negros na Universidade de Brasília
Autor(es): Belchior, Ernandes Barboza
Orientador(es): Weller, Wivian
Assunto: Programas de ação afirmativa
Estudantes universitários
Negros - educação
Sistema de cotas
Educação inclusiva
Política social
Identidade social
Data de publicação: 28-Mar-2006
Referência: BELCHIOR, Ernandes Barboza. Não deixando a cor passar em branco: o processo de implementação de cotas para estudantes negros na Universidade de Brasília. 2006. 137 f., il Dissertação (Mestrado em Sociologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
Resumo: A dissertação relata como se desenvolveu o processo de implementação de cotas para estudantes negros na Universidade de Brasília, aprovado em 2003. Para isso, analisou-se, através de entrevistas, a participação daqueles atores sociais que estiveram envolvidos nesse processo. Ao escolher esse tema como objeto de estudo sociológico, buscou-se examinar não só sob uma perspectiva de inclusão social, mas também sob uma ótica de política social a construção de reconhecimento e identidade para aqueles considerados afrodescendentes. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The present work tells how the process of implementation of quotas for black students, approved in 2003, was developed at the University of Brasilia. In order to achieve this, it was analyzed, by using interviews, the participation of the social actors who had been involved in this process took place. When choosing this topic as object of sociological study, the purpose to analyze not only to relate it through a perspective of social inclusion, but also under an optics of social politics the construction of recognition and identity for those considered afrodescendents.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Sociais (ICS)
Departamento de Sociologia (ICS SOL)
Instituto de Ciências Sociais (ICS)
Departamento de Sociologia (ICS SOL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2006.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Sociologia
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.