http://repositorio.unb.br/handle/10482/5545
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2006-Leandro Rodrigues e Silva.pdf | 8,46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Metodologia de delimitação da área de influência dos pólos geradores de viagens para estudos de geração de viagens : um estudo de caso nos supermercados e hipermercados |
Outros títulos: | Methodology to define the influence area of the trip generating centers for trip generation studies : a case study of supermarkets and hypermarkets |
Autor(es): | Silva, Leandro Rodrigues e |
Orientador(es): | Silva, Paulo César Marques da |
Assunto: | Transportes Sistema viário Engenharia civil |
Data de publicação: | 1-Out-2010 |
Data de defesa: | 2006 |
Referência: | SILVA, Leandro Rodrigues e. Metodologia de delimitação da área de influência dos pólos geradores de viagens para estudos de geração de viagens: um estudo de caso nos supermercados e hipermercados. 2006. 184 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes Urbanos)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006. |
Resumo: | Os supermercados e hipermercados brasileiros causam significativos impactos nos sistemas viários e de transportes nos locais onde se instalam, se caracterizando como potenciais Pólos Geradores de Viagens - PGVs. Com o intuito de antever e amenizar tais impactos é que se embasam os estudos acerca dos PGVs e esta dissertação de mestrado. Nestes estudos, destaca-se a previsão da demanda como uma crucial e importante etapa que subsidia a tomada de decisão. Por isso, optou-se neste trabalho por uma análise detalhada desta etapa. Foi realizado, então, um estudo de caso em supermercados e hipermercados de três cidades brasileiras, levantando características que poderiam ser consideradas como variáveis constituintes do modelo de geração de viagens. Dentre estas, destacam-se as variáveis referentes às características da população residente na área de influência dos empreendimentos (variáveis exógenas), diferenciando dos modelos usuais do estado da arte, que consideram apenas variáveis referentes às características dos PGVs (variáveis endógenas). Para subsidiar o levantamento das variáveis exógenas, foi desenvolvida, com o auxílio de uma ferramenta de Sistema de Informações Geográficas - SIG, uma metodologia para delimitação da área de influência para supermercados e hipermercados, embasada nos resultados da pesquisa de campo. Através da regressão linear, foi possível desenvolver uma gama de equações, combinando variáveis endógenas e exógenas. Tais equações foram posteriormente submetidas a testes estatísticos que apontaram dois modelos como mais representativos, sendo um para o número de viagens por automóvel no dia pico da semana e outro para o número de clientes. ____________________________________________________________________________________ ABSTRACT Brazilian supermarkets and hypermarkets cause significant impacts on highway and transport networks where they are built, which make them Trip Generating Centers - TGCs. The studies on TGCs and this dissertation are developed in order to forecast and reduce those impacts. In these studies the demand forecast appears as a crucial and important stage on which decision-making is based. Therefore, a detailed analysis of this stage was made is this work. A case study of supermarkets and hypermarkets in three Brazilian cities was carried out, collecting characteristics that could be considered as variables constituent of the trip generation model. Among them, variables related to the population in the development's influence area (exogenous variables) are highlighted, differing from the state of art usual models, which consider variables related the TGC's characteristics (endogenous variables) only. In order to allow the exogenous variables' collection, a methodology to establish the limits of supermarkets' and hypermarkets' influence areas was developed, based on the results of field surveys, with the help of a Geographic Information System (GIS) tool. By means of linear regression exercises, a range of equations was built combining endogenous and exogenous variables. Those equations were submitted to statistical testes that pointed two of them as the most representative, one for the number of trips by car on the peak-day of the week, the other for the number of customers. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2006. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Transportes |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.