Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Schlee, Andrey Rosenthal | - |
dc.contributor.author | Finger, Anna Eliza | - |
dc.date.accessioned | 2010-07-18T22:03:59Z | - |
dc.date.available | 2010-07-18T22:03:59Z | - |
dc.date.issued | 2010-07-18 | - |
dc.date.submitted | 2009 | - |
dc.identifier.citation | FINGER, Anna Eliza. Vilas ferroviárias no Brasil: os casos de Paranapiacaba em São Paulo e da Vila Belga no Rio Grande do Sul. 2009. 166 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009. | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/5282 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2009. | pt_BR |
dc.description.abstract | Após a industrialização e a abolição da escravatura, a forma de se relacionar com o espaço habitacional foi profundamente alterada. A popularização de conceitos como funcionalidade e moralidade, aliada a preocupações com questões sanitárias e a introdução de novas tecnologias, levaram a uma revisão dos antigos padrões urbanísticos e arquitetônicos, gerando novos modelos que substituíram as antigas formas de construir a arquitetura residencial. Nesse contexto foram construídas vilas destinadas a abrigar trabalhadores de empreendimentos industriais, que adotaram e ajudaram a popularizar esses novos modelos, e que ao mesmo eram utilizados como instrumentos de controle e doutrinadores sociais. No Brasil foram inúmeras as experiências desse tipo, e este trabalho aborda o recorte específico das vilas ligadas a empreendimentos ferroviários, identificando diferentes momentos em que as empresas investiram nesse tipo de equipamento e suas principais motivações. Como estudo de caso foram analisadas as vilas de Paranapiacaba, em Santo André – SP, e a Vila Belga, em Santa Maria RS, contemporâneas, mas construídas em contextos diferenciados, obtendo resultados também distintos. Foram identificados os principais aspectos que influenciaram na conformação urbanística e arquitetônica destas vilas, relacionando‐as ao contexto nos quais estavam inseridas na época de sua construção de forma a compreender essas diferenças, identificando como os preceitos industriais se refletiram em seus projetos e comparando‐as, sempre que possível, às cidades brasileiras do início do século XX. | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | Vilas ferroviárias no Brasil : os casos de Paranapiacaba em São Paulo e da Vila Belga no Rio Grande do Sul | en |
dc.type | Dissertação | en |
dc.subject.keyword | Arquitetura de habitação - ferrovias - história | en |
dc.subject.keyword | Projeto arquitetônico | en |
dc.subject.keyword | Cidades e vilas - São Paulo (Estado) - Rio Grande do Sul - ferrovias | en |
dc.subject.keyword | Urbanização | en |
dc.location.country | BRA | en |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|