Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/5282
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Anna Finger - Dissertação de Mestrado.pdf14,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSchlee, Andrey Rosenthal-
dc.contributor.authorFinger, Anna Eliza-
dc.date.accessioned2010-07-18T22:03:59Z-
dc.date.available2010-07-18T22:03:59Z-
dc.date.issued2010-07-18-
dc.date.submitted2009-
dc.identifier.citationFINGER, Anna Eliza. Vilas ferroviárias no Brasil: os casos de Paranapiacaba em São Paulo e da Vila Belga no Rio Grande do Sul. 2009. 166 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/5282-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2009.pt_BR
dc.description.abstractApós a industrialização e a abolição da escravatura, a forma de se relacionar com o espaço habitacional foi profundamente alterada. A popularização de conceitos como funcionalidade e moralidade, aliada a preocupações com questões sanitárias e a introdução de novas tecnologias, levaram a uma revisão dos antigos padrões urbanísticos e arquitetônicos, gerando novos modelos que substituíram as antigas formas de construir a arquitetura residencial. Nesse contexto foram construídas vilas destinadas a abrigar trabalhadores de empreendimentos industriais, que adotaram e ajudaram a popularizar esses novos modelos, e que ao mesmo eram utilizados como instrumentos de controle e doutrinadores sociais. No Brasil foram inúmeras as experiências desse tipo, e este trabalho aborda o recorte específico das vilas ligadas a empreendimentos ferroviários, identificando diferentes momentos em que as empresas investiram nesse tipo de equipamento e suas principais motivações. Como estudo de caso foram analisadas as vilas de Paranapiacaba, em Santo André – SP, e a Vila Belga, em Santa Maria RS, contemporâneas, mas construídas em contextos diferenciados, obtendo resultados também distintos. Foram identificados os principais aspectos que influenciaram na conformação urbanística e arquitetônica destas vilas, relacionando‐as ao contexto nos quais estavam inseridas na época de sua construção de forma a compreender essas diferenças, identificando como os preceitos industriais se refletiram em seus projetos e comparando‐as, sempre que possível, às cidades brasileiras do início do século XX.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleVilas ferroviárias no Brasil : os casos de Paranapiacaba em São Paulo e da Vila Belga no Rio Grande do Sulen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordArquitetura de habitação - ferrovias - históriaen
dc.subject.keywordProjeto arquitetônicoen
dc.subject.keywordCidades e vilas - São Paulo (Estado) - Rio Grande do Sul - ferroviasen
dc.subject.keywordUrbanizaçãoen
dc.location.countryBRAen
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.