Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/5222
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KARLA DA COSTA LIMA montagem06 (2).pdf581,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAydos, Ricardo Dutra-
dc.contributor.authorLima, Karla da Costa-
dc.date.accessioned2010-07-13T12:23:51Z-
dc.date.available2010-07-13T12:23:51Z-
dc.date.issued2010-07-13-
dc.date.submitted2006-
dc.identifier.citationLIMA, Karla da Costa. Prevenção do câncer: a participação dos professores do ensino fundamental, potencialidades. 2006. 92 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde)-Programa Multiinstitucional de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, UnB/ UFG/ UFMS, Campo Grande, 2006.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/5222-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, 2006.en
dc.description.abstractO presente trabalho trata dos conhecimentos de professores do ensino fundamental sobre câncer e sua prevenção, e a relação entre esses e as atividades diárias em sala de aula. A investigação foi realizada com 42 professores divididos em dois grupos: um constituído por 12 professores que conheciam o programa PSS (Programa Saber Saúde, desenvolvido pelo Instituto Nacional do Câncer) e o grupo formado por 30 professores que não o conheciam. Constatou-se que os dois grupos associaram a palavra câncer com sentimentos negativos como sofrimento, dor e morte; somente poucos professores que conhecem o PSS associaram palavras como cura e esperança com câncer. Verificou-se, também, que os dois grupos informaram seus alunos a respeito de cuidados com a saúde, incluindo a prevenção do câncer; como esperado, os professores que conhecem o PSS tiveram melhor desempenho que os professores do outro grupo. Finalmente, nos dois grupos indicaram a necessidade de mais materiais didáticos e apoio pedagógico para o desenvolvimento de trabalhos mais eficientes com os alunos. Algumas sugestões nesse sentido são delineadas neste trabalhoen
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titlePrevenção do câncer : a participação dos professores do ensino fundamental, potencialidadesen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordEnsino fundamentalen
dc.subject.keywordCânceren
dc.subject.keywordCâncer - prevençãoen
dc.location.countryBRAen
dc.description.unidadeFaculdade de Ciências da Saúde (FS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ciências da Saúdept_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.