http://repositorio.unb.br/handle/10482/51740
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PedroPauloCayresRamos_DISSERT.pdf | 9,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | BNCC, livros didáticos e SAEB : convergências e divergências no currículo de Ciências da Natureza dos anos finais do Ensino Fundamental. |
Autor(es): | Ramos, Pedro Paulo Cayres |
Orientador(es): | Souza, Rodrigo Diego de |
Assunto: | Currículo educacional Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Livros didáticos Ciências - estudo e ensino Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) |
Data de publicação: | 25-Fev-2025 |
Data de defesa: | 2-Dez-2024 |
Referência: | RAMOS, Pedro Paulo Cayres. BNCC, Livros Didáticos e SAEB: Convergências e divergências no currículo de Ciências da Natureza dos anos finais do Ensino Fundamental.. 2024. 168 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Com o desenvolvimento da produção industrial e o desenvolvimento urbano, surge na sociedade a necessidade de uma maior escolarização da população para o atendimento das demandas do mercado e enfrentamento dos problemas advindos da urbanização, e, consequentemente, o desenvolvimento de currículos que possam dar cabo desses desafios, assim como de avaliações da aquisição dos conhecimentos desses currículos pelos estudantes. Com a divulgação da Base Nacional Comum Curricular em 2017, o Instituto Nacional de Pesquisa e Estudos Educacionais Anísio Teixeira organiza a avaliação de conhecimento amostral de Ciências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental, o qual faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, a fim de avaliar o letramento científico dos estudantes brasileiros. Com uso do ciclo de políticas proposto por Ball, esse estudo analisa os diversos contextos de influência e busca compreender como foi estabelecida a relação da BNCC com a produção de livros didáticos, suas convergências e divergências, e o que essa relação pode contribuir para a formação do currículo da avaliação de Ciências da Natureza do SAEB, hoje focada em avaliar os pressupostos da BNCC, deixando de fora outros agentes que são importantes formadores do currículo. Os principais resultados indicam uma forte presença da tradição curricular anterior à BNCC presente nos livros didáticos, em especial, preenchendo vazios de assuntos e conhecimentos caros ao ensino de ciências, os quais não estão presentes na Base. Outra diferença importante foi o quanto se aborda cada eixo do conhecimento (Matéria e Energia, Vida e Evolução, e Terra e Universo) nos livros didáticos e o quanto cada um deles está presente na Avaliação do SAEB de Ciências da Natureza paras os anos finais do Ensino Fundamental, esses resultados apontam um caminho de uma possibilidade de melhoria do currículo da avaliação para uma melhor adequação ao que é ensinado nas escolas brasileiras. |
Abstract: | As the industrial production develops and urban areas increase, the education necessity to attend market demands and solving problems arised from urbanization. Consequently, raises the need for curriculum development to tackle these challenges and assess students' knowledge acquisition from the curriculum. In 2017, the National Common Curricular Base in 2017 was published, the National Institute for Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP) organized the knowledge assessment in Natural Sciences for the final years of Elementary Education. This assessment is part of the National System of Basic Education Assessment, aimed at evaluating the scientific literacy of Brazilian students. Using Ball's policy cycle framework, this study analyzes the various contexts of influence and seeks to understand how the relationship between the BNCC and the production of textbooks was established, examining the convergences and divergences between them, and how this relationship can contribute to the formation of the Natural Sciences curriculum assessment in SAEB, which is currently focused on evaluating the assumptions of the BNCC, leaving out other important curriculum-forming agents. The main results indicate a strong presence of the pre-BNCC curricular tradition in textbooks, particularly filling gaps in topics and knowledge important to science education, which are not covered in the Base. Another significant difference was how much each axis of knowledge (Matter and Energy, Life and Evolution, and Earth and Universe) is addressed in textbooks and how much each of them is present in the SAEB Natural Sciences Assessment for the final years of elementary education. These results point to a possible path for improving the assessment curriculum to better align it with what is taught in Brazilian schools. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Ciências Biológicas (IB) Faculdade UnB Planaltina (FUP) Instituto de Física (IF) Instituto de Química (IQ) Faculdade de Educação (FE) |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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