Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/51726
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_UsoPrototipagemRapida.pdf311,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLouredo, Lucas da Mota-
dc.contributor.authorDuarte, Marcelo Mota de Souza-
dc.contributor.authorAraujo, Maria Clara Emos de-
dc.contributor.authorLouredo, Joelma da Mota-
dc.contributor.authorArruda, Jalsi Tacon-
dc.date.accessioned2025-02-25T15:46:21Z-
dc.date.available2025-02-25T15:46:21Z-
dc.date.issued2021-09-23-
dc.identifier.citationLOUREDO, Lucas da Mota; DUARTE, Marcelo Mota de Souza; ARAUJO, Maria Clara Emos de; LOUREDO, Joelma da Mota; ARRUDA, Jalsi Tacon. Use of rapid prototyping or additive manufacturing for clinical case studies and surgical technique planning using 3D models. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 12, e336101220403, 2021. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i12.20403. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/20403. Acesso em: 25 fev. 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/51726-
dc.description.abstractO processo de criação tridimensional ou manufatura aditiva tem grande futuro dentro da medicina. A aplicação de sucessivas camadas produz objetos com incrível precisão em relação a peça real. A criação de modelos em 3D possibilita uma visualização mais efetiva de estruturas anatômicas facilitando o ensino-aprendizagem, o estudo préoperatório de cirurgias complexas e até a prática médica com a melhoria da técnica clínica. O presente trabalho demonstra a viabilidade da prototipagem rápida ou impressão digital 3D no processo ensino-aprendizagem na área de anatomia humana estendendo-se entre os campos dos casos clínicos, planejamento cirúrgico e técnicas cirúrgicas. Trata-se de um estudo descritivo, baseado em uma revisão integrativa da literatura, com buscas nas bases de dados PubMed, LILACS, SciELO e Google Acadêmico, utilizando os descritores “Impressão Tridimensional”, “Anatomia”, “Educação Médica”. Muitos estudos mostram benefícios evidentes no processo ensino-aprendizagem em anatomia utilizando modelos 3D produzidos com menor custo e grande precisão. Além da aplicabilidade no ambiente acadêmico e profissional ainda há desafios a serem enfrentados como o custo das impressoras e a capacitação para o uso. Nesse sentido, a aplicabilidade dessa tecnologia possui um futuro promissor não só na medicina que envolvem tanto o campo básico do conhecimento quanto na resolução de problemáticas melhorando a eficiência dos profissionais tanto no planejamento quanto na prática cirúrgica.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherCDRR Editorspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUso de prototipagem rápida ou manufatura aditiva para estudos de casos clínicos e planejamento de técnica cirúrgica utilizando modelos 3Dpt_BR
dc.title.alternativeUse of rapid prototyping or additive manufacturing for clinical case studies and surgical technique planning using 3D modelspt_BR
dc.title.alternativeUso de prototipos rápidos o fabricación aditiva para estudios de casos clínicos y planificación de técnicas quirúrgicas utilizando modelos 3Dpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordAnatomia humanapt_BR
dc.subject.keywordEducação médicapt_BR
dc.subject.keywordImpressão 3Dpt_BR
dc.subject.keywordPrototipagem rápidapt_BR
dc.rights.license(CC BY 4.0)pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.33448/rsd-v10i12.20403pt_BR
dc.description.abstract1The three-dimensional creation process or additive manufacturing has a great future in medicine. Applying successive layers produces objects with incredible precision in relation to the real part. The creation of 3D models enables a more effective visualization of anatomical structures, facilitating teaching-learning, preoperative study of complex surgeries and even medical practice with the improvement of clinical technique. The present work demonstrates the feasibility of rapid prototyping or 3D digital printing in the teaching-learning process in the field of human anatomy, extending between the fields of clinical cases, surgical planning, and surgical techniques. This is a descriptive study, based on an integrative literature review, with searches in the PubMed, LILACS, SciELO and Academic Google databases, using the descriptors “Tridimensional Printing”, “Anatomy”, “Medical Education”. Many studies show clear benefits in the teaching-learning process in anatomy using 3D models produced with lower cost and great precision. In addition to the applicability in the academic and professional environment, there are still challenges to be faced, such as the cost of printers and training for their use. In this sense, the applicability of this technology has a promising future not only in medicine that involve both the basic field of knowledge and problem solving, improving the efficiency of professionals both in planning and in surgical practice. Keywords: Anatomy; Medical education; Three-dimensional printing.pt_BR
dc.description.abstract2El proceso de creación tridimensional o fabricación aditiva tiene un gran futuro en la medicina. La aplicación de capas sucesivas produce objetos con una precisión increíble en relación con la pieza real. La creación de modelos 3D permite una visualización más eficaz de las estructuras anatómicas, facilitando la enseñanza-aprendizaje, el estudio preoperatorio de cirugías complejas e incluso la práctica médica con la mejora de la técnica clínica. El presente trabajo demuestra la viabilidad del prototipado rápido o impresión digital 3D en el proceso de enseñanzaaprendizaje en el campo de la anatomía humana, extendiéndose entre los campos de casos clínicos, planificación y técnicas quirúrgicas. Se trata de un estudio descriptivo, basado en una revisión integradora de la literatura, con búsquedas en las bases de datos PubMed, LILACS, SciELO y Academic Google, utilizando los descriptores “Impresión tridimensional”, “Anatomía”, “Educación médica”. Numerosos estudios muestran claros beneficios en el proceso de enseñanza-aprendizaje en anatomía utilizando modelos 3D producidos con menor costo y gran precisión. Además de la aplicabilidad en el entorno académico y profesional, aún quedan desafíos por enfrentar, como el costo de las impresoras y la capacitación para su uso. En este sentido, la aplicabilidad de esta tecnología tiene un futuro prometedor no solo en la medicina que involucra tanto el campo básico del conocimiento como la resolución de problemas, mejorando la eficiencia de los profesionales tanto en la planificación como en la práctica quirúrgica.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8888-6461pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9066-8092pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7632-2415pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7485-4146pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7091-4850pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade Evangélica de Goiáspt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade Evangélica de Goiáspt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade Evangélica de Goiáspt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade Evangélica de Goiáspt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.