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Título: Um modelo de política macro para o planejamento e difusão do Português Língua Estrangeira - PLE e das demais línguas do bloco BRICS
Autor(es): Jaiswal, Shashi
Orientador(es): Sousa, Rosineide Magalhães de
Assunto: Português do Brasil como língua estrangeira (PBLE)
Língua portuguesa - estudo e ensino
BRICS
Políticas públicas educacionais
Abordagem comunicativa intercultural
Competência comunicativa
Data de publicação: 20-Fev-2025
Referência: JAISWAL, Shashi. Um modelo de política macro para o planejamento e difusão do Português Língua Estrangeira - PLE e das demais línguas do bloco BRICS. 2024. 250 f. Tese (Doutorado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: A presente tese visa propor um modelo de política macro para o planejamento e difusão do Português Língua Estrangeira - PLE e das demais línguas do bloco BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China África do Sul) com o propósito de lançar uma base sólida para uma política ampla para as línguas dos países membros que integram o bloco. Partimos da averiguação da fundação do bloco a princípio político econômico e do desenvolvimento das relações diplomáticas e culturais para situar o convênio internacional de cooperação entre os países membros. A investigação prossegue com uma discussão do objetivo principal alcançado, a inclusão de novos países membros no futuro próximo complexificando a situação das línguas no BRICS. Nessa altura, inicia-se a análise das condições para uma eventual política em nível macro que valorize a interação e posição das línguas nacionais numa proposta de política em nível macro que prepare eventuais implementações para o cuidado com as culturas e línguas do Bloco. Para alcançar tais propósitos, a pesquisa vai centrar sua energia nas especificações para o Português, uma das grandes línguas do Bloco. Um estudo mais pormenorizado das demais línguas está previsto nas bases do que foi realizado para o Português pensando-se na futura implementação de um protocolo de desenvolvimento das questões afeitas às línguas russa, mandarim chinês, inglês da África do Sul e Hindi da Índia. Verificamos a situação do português como língua não materna, investigando, em detalhes, o conceito de línguas pluricêntricas que acomodam as variações de cada uma das línguas do BRICS. Investigam-se as tendências recentes na concepção do PLE considerando-se as situações de uma língua estrangeira, língua de escolha, língua adicional, e como língua de acolhimento a futuros aprendizes vindos de fora do Bloco, além da condição de língua de herança ofertada a filhos de imigrantes falantes de cada uma das línguas do Bloco. A proposta do modelo começa com as teorias recentes relevantes da área de EPLE (Ensino do Português como Língua Estrangeira), do lugar do PLE (Português Língua Estrangeira) nos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), e de como implementar uma política macro para os demais idiomas: Hindi, Russo, e Mandarim, além do inglês falado internamente na África do Sul e Índia. Discutindo os pressupostos de modelo de tal planejamento de política macro, assentam-se as bases para a definição micro ulterior, a ser elaborado por professores que atuem no contexto real e diverso dos países BRICS. A tese descreve, então, os elementos previstos de um plano temático que articula conteúdos temáticos a uma metodologia ativa e centrada no sentido ou propósitos realistas a serem implementados em centros culturais BRICS assentados numa estrutura comum a todos os países membros. Uma análise documental do ensino de línguas dos países hoje praticado dá a conhecer a complexa situação das línguas no sul da América, na Rússia, subcontinente indiano e chinês, na Ásia, com foco na obtenção de uma competência comunicativa e intercultural valorizadora dos países consorciados. Como substrato teórico, a pesquisa toma como base um conjunto de princípios e conceitos fundamentais para a elaboração da proposta do modelo de política macro, com tarefas concretas que incluam atividades cooperativas e colaborativas, motivadoras de interação que permitam uma comunicação efetiva, levando em consideração as questões de polidez e aspectos que tenham relação com a competência comunicativa intercultural. Para a consecução dos objetivos propostos, a metodologia utilizada foi a qualitativa interpretativista, cujas características são, dentre outras: (1) há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito; (2) a interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados são básicas no processo de pesquisa qualitativa; (3) O ambiente natural é a fonte direta para coleta de dados e o pesquisador é o instrumento-chave. (4) É descritiva e documental, com alguns aspectos do uso da metodologia de natureza quantitativa, na qual os pesquisadores tendem a analisar seus dados indutivamente; (5) O processo e seu significado são os focos principais de abordagem. A tese inclui uma reflexão sobre a necessidade de o uso orgânico e coerente de características e tendências de ensino centrado em contextos pouco pesquisados com vistas à aquisição de uma competência comunicativa viável.
Abstract: A presente tese visa propor um modelo de política macro para o planejamento e difusão do Português Língua Estrangeira - PLE e das demais línguas do bloco BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China África do Sul) com o propósito de lançar uma base sólida para uma política ampla para as línguas dos países membros que integram o bloco. Partimos da averiguação da fundação do bloco a princípio político econômico e do desenvolvimento das relações diplomáticas e culturais para situar o convênio internacional de cooperação entre os países membros. A investigação prossegue com uma discussão do objetivo principal alcançado, a inclusão de novos países membros no futuro próximo complexificando a situação das línguas no BRICS. Nessa altura, inicia-se a análise das condições para uma eventual política em nível macro que valorize a interação e posição das línguas nacionais numa proposta de política em nível macro que prepare eventuais implementações para o cuidado com as culturas e línguas do Bloco. Para alcançar tais propósitos, a pesquisa vai centrar sua energia nas especificações para o Português, uma das grandes línguas do Bloco. Um estudo mais pormenorizado das demais línguas está previsto nas bases do que foi realizado para o Português pensando-se na futura implementação de um protocolo de desenvolvimento das questões afeitas às línguas russa, mandarim chinês, inglês da África do Sul e Hindi da Índia. Verificamos a situação do português como língua não materna, investigando, em detalhes, o conceito de línguas pluricêntricas que acomodam as variações de cada uma das línguas do BRICS. Investigam-se as tendências recentes na concepção do PLE considerando-se as situações de uma língua estrangeira, língua de escolha, língua adicional, e como língua de acolhimento a futuros aprendizes vindos de fora do Bloco, além da condição de língua de herança ofertada a filhos de imigrantes falantes de cada uma das línguas do Bloco. A proposta do modelo começa com as teorias recentes relevantes da área de EPLE (Ensino do Português como Língua Estrangeira), do lugar do PLE (Português Língua Estrangeira) nos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), e de como implementar uma política macro para os demais idiomas: Hindi, Russo, e Mandarim, além do inglês falado internamente na África do Sul e Índia. Discutindo os pressupostos de modelo de tal planejamento de política macro, assentam-se as bases para a definição micro ulterior, a ser elaborado por professores que atuem no contexto real e diverso dos países BRICS. A tese descreve, então, os elementos previstos de um plano temático que articula conteúdos temáticos a uma metodologia ativa e centrada no sentido ou propósitos realistas a serem implementados em centros culturais BRICS assentados numa estrutura comum a todos os países membros. Uma análise documental do ensino de línguas dos países hoje praticado dá a conhecer a complexa situação das línguas no sul da América, na Rússia, subcontinente indiano e chinês, na Ásia, com foco na obtenção de uma competência comunicativa e intercultural valorizadora dos países consorciados. Como substrato teórico, a pesquisa toma como base um conjunto de princípios e conceitos fundamentais para a elaboração da proposta do modelo de política macro, com tarefas concretas que incluam atividades cooperativas e colaborativas, motivadoras de interação que permitam uma comunicação efetiva, levando em consideração as questões de polidez e aspectos que tenham relação com a competência comunicativa intercultural. Para a consecução dos objetivos propostos, a metodologia utilizada foi a qualitativa interpretativista, cujas características são, dentre outras: (1) há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito; (2) a interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados são básicas no processo de pesquisa qualitativa; (3) O ambiente natural é a fonte direta para coleta de dados e o pesquisador é o instrumento-chave. (4) É descritiva e documental, com alguns aspectos do uso da metodologia de natureza quantitativa, na qual os pesquisadores tendem a analisar seus dados indutivamente; (5) O processo e seu significado são os focos principais de abordagem. A tese inclui uma reflexão sobre a necessidade de o uso orgânico e coerente de características e tendências de ensino centrado em contextos pouco pesquisados com vistas à aquisição de uma competência comunicativa viável.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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