Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Vicente, Helena da Silva Guerra | pt_BR |
dc.contributor.author | Gomes, Cintya Cardoso de Oliveira Brito | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-02-19T20:39:30Z | - |
dc.date.available | 2025-02-19T20:39:30Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-19 | - |
dc.date.submitted | 2024-09-30 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Cintya Cardoso de Oliveira Brito. Formação de professores de Língua Portuguesa em foco: uma proposta de relação entre Gramática Gerativa, Inteligência Artificial e competências das bases curriculares contemporâneas. 2024. 220 f. Tese (Doutorado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51688 | - |
dc.description.abstract | A delimitação do tema desta pesquisa diz respeito às questões de formação por competências numa
perspectiva gerativista, em sincronia com as Bases Curriculares contemporâneas, tendências
educacionais e os avanços tecnológicos. O objetivo é descrever as principais características de
formação por competências linguístico-socioemocionais e tecnológicas da Base Nacional Comum
Curricular/BNCC (BRASIL, 2018e) e Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da
Educação Básica/BNC (BRASIL, 2020a) e de suas relações com as noções de soft skills e hard skills
e a Inteligência Artificial para propor uma releitura dessas Bases sob a perspectiva gerativista.
Especificamente objetiva-se: a) identificar o modo pelo qual os aspectos linguístico-socioemocionais e
tecnológicos das competências gerais dessas Bases Curriculares se organizam para mobilizar os
conhecimentos prévios, protagonismo, engajamento com o outro, a emoção, as noções de hard skills
e soft skills e as soluções criativas (inclusive tecnológicas) em função do desenvolvimento humano
integral; b) apresentar o modelo teórico de descrição estrutural das sentenças pelo sistema de geração
gramatical e seus efeitos no processamento de linguagem natural das máquinas para argumentar que
o uso das tecnologias dos sistemas da Inteligência Artificial depende da competência linguística
humana e c) explicitar os fundamentos inatos da aquisição da linguagem, o conceito de competência
linguística e a criatividade sob o viés gerativista, relacionando-os às noções soft e hard skills, para
entender a forma pela qual as competências gerais dessas Bases podem ser adquiridas. O corpus
desta pesquisa constitui-se de dez competências gerais da BNCC (BRASIL, 2018e) e de dez
competências gerais da BNC (BRASIL, 2020a), totalizando vinte competências. Trata-se de uma
abordagem de cunho descritivo-interpretativo. Os enunciados foram analisados qualitativamente com
base nas fundamentações teóricas e documentais. Os documentos de caráter normativo nos quais esta
pesquisa se fundamentou foram as propostas de formação por competências da BNCC (BRASIL,
2018e) e BNC (BRASIL, 2020a). Os pressupostos teóricos desta pesquisa tiveram respaldos nas
discussões histórico-teóricas sobre o conhecimento no estudo de Humboldt (1999), Platão (1973, 2001)
e Descartes (1996); na formulação e entendimento de Chomsky (1957,1959a, 1959b, 1962, 1963,
1965, 1966, 1968, 1975, 1976, 1981, 1982, 1986, 1995, 1997, 1999, 2000a, 2000b, 2002a, 2002b,
2002c, 2004, 2005, 2006a, 2006b, 2009, 2014, 2015, 2017, 2021, 2023a, 2023b) sobre os fundamentos
inatos da aquisição da linguagem, o conceito de competência linguística, a criatividade e o modelo
teórico de geração de línguas naturais; na abordagem sobre o conceito de hard skills e soft skills de
Babić e Slavković (2011); na pesquisa de Guerra-Vicente, Lunguinho e Gomes (2021) sobre o papel
das soft skills e hard skills na formação docente e, por fim, na investigação de Menezes (2011), Morato
(2019), Kovacs ([2021]), Catarino (2023) e Juratsky e Martin (2024) sobre a concepção de
processamento de linguagem natural das máquinas e os efeitos do modelo de geração de línguas
naturais no uso de tecnologias. Conclui-se que é possível uma formação baseada em competências
linguístico-socioemocionais e tecnológicas, aliada às hard e soft skills e à Inteligência Artificial, com a
incumbência de não apenas valorizar o protagonismo e pensamento científico, crítico e reflexivo, mas
envolver os aparatos inatos da aquisição da linguagem, o conceito da competência linguística e a
criatividade. Cabe ao professor capacitar o aprendiz a tomar a consciência da complexidade linguística
humana como poder do conhecimento sobre as competências linguístico-socioemocional e
tecnológicas das Bases Curriculares. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Formação de professores de Língua Portuguesa em foco : uma proposta de relação entre Gramática Gerativa, Inteligência Artificial e competências das bases curriculares contemporâneas | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Base Nacional Comum Curricular (BNCC) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gramática gerativa - língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inteligência artificial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Habilidades | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The delimitation of the subject of this research concerns issues of competency-based training from a
generative perspective, in sync with contemporary Curriculum Bases, educational trends and
technological advances. The aim is to describe the main characteristics of training in linguistic-socioemotional and technological skills in the National Common Curriculum Base/BNCC (BRASIL, 2018e)
and the National Common Base for the Initial Training of Basic Education Teachers/BNC (BRASIL,
2020a) and their relationship with the notions of soft skills and hard skills and Artificial Intelligence in
order to propose a re-reading of these Bases from a generative perspective. Specifically, the aim is to
a) identify the way in which the linguistic-socio-emotional and technological aspects of the general
competences of these Curricular Bases are organized in order to mobilize prior knowledge, protagonism,
engagement with others, emotion, hard skills and soft skills notions and creative solutions (including
technological ones) in order to achieve integral human development; b) present the theoretical model
of the structural description of sentences by the grammar generation system and its effects on the
processing of natural language by machines, in order to argue that the use of Artificial Intelligence
system technologies depends on human linguistic competence and c) explain the innate foundations of
language acquisition, the concept of linguistic competence and creativity from a generative point of view,
relating them to the notions of soft and hard skills, in order to understand the way in which the general
competences of these Bases can be acquired. The corpus of this research consists of ten general
competencies from the BNCC (BRASIL, 2018e) and ten general competencies from the BNC (BRASIL,
2020a), totaling twenty competencies. This is a descriptive-interpretative approach. The statements
were analyzed qualitatively based on theoretical and documentary foundations. The normative
documents on which this research was based were the proposals for competency-based education in
the BNCC (BRASIL, 2018e) and BNC (BRASIL, 2020a). The theoretical assumptions of this research
were supported by the historical-theoretical discussions on knowledge in the study of Humboldt (1999),
Plato (1973, 2001) and Descartes (1996); in the formulation and understanding of Chomsky's (1957,
1959a, 1959b, 1962, 1963, 1965, 1966, 1968, 1975, 1976, 1981, 1982, 1986, 1995, 1997, 1999, 2000a,
2000b, 2002a, 2002b, 2002c, 2004, 2005, 2006a, 2006b, 2009, 2014, 2015, 2017, 2021, 2023a, 2023b)
innate foundations of language acquisition, the concept of linguistic competence, creativity and the
theoretical model of natural language generation; in the approach to the concept of hard skills and soft
skills by Babić and Slavković (2011); in the research by Guerra-Vicente, Lunguinho and Gomes (2021)
on the role of soft skills and hard skills in teacher training and, finally, in the research by Menezes (2011),
Morato (2019), Kovacs ([2021]), Catarino (2023) and Juratsky and Martin (2024) on the conception of
machine natural language processing and the effects of the natural language generation model on the
use of technologies. The conclusion is that training based on linguistic-socio-emotional and
technological skills, combined with hard and soft skills and Artificial Intelligence, is possible with the task
of not only valuing protagonism and scientific, critical and reflective thinking, but also involving the innate
apparatus of language acquisition, the concept of linguistic competence and creativity. It is up to the
teacher to enable the learner to become aware of human linguistic complexity as the power of
knowledge about the linguistic-socio-emotional and technological competencies of the Curricular Bases. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Linguística | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|