Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Castioni, Remi | pt_BR |
dc.contributor.author | Praça, Victória Almeida Corrêia Porto | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-02-18T20:40:52Z | - |
dc.date.available | 2025-02-18T20:40:52Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-18 | - |
dc.date.submitted | 2024-12-23 | - |
dc.identifier.citation | PRAÇA, Victória Almeida Corrêia Porto. A liderança no ambiente escolar: uma análise visando à implementação de políticas públicas. 2024. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51661 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho objetiva de modo geral compreender como o modelo de gestão
escolar, personificado pelo diretor, pode traduzir diferentes entendimentos de
liderança transformacional, no contexto formativo da Mentoria de Diretores Escolares
no DF, e de modo específico: 1) coletar entendimentos acerca do conceito e da
aplicação de liderança no imaginário escolar; 2) analisar como os líderes formais,
Diretores, podem influenciar na comunidade escolar; 3) analisar como a liderança
pode associar-se à implementação (ou não) de políticas públicas no âmbito
educacional e escolar, inclusive sob a ótica do projeto formativo de diretores. A
autoridade formal das lideranças estudadas, na escola, repercute na criação de uma
política, individual e coletiva, tal qual engrenagem silenciadora ou transformativa,
capaz de reprimir ou revelar conflitos importantes para o desenvolvimento da
humanidade e imprimir um poder de influência decisória sob as dialógicas e as
dialéticas da socialização, da criação de simbolismos e da visão de mundo
abarcada. A metodologia qualitativa explora, aqui, o rompimento com paradigmas
clássicos, a construção da intelectualidade coletiva, a partir de uma cientificidade
crítica e reflexiva, e o estudo de significantes e significados formativos e
operacionais da liderança no âmbito escolar, utilizando-se da revisão de literatura, da
observação e da aplicação de entrevistas semiestruturadas para a coleta e a
sistematização de dados e informações. A pesquisa seguiu princípios éticos e foi
validada junto à equipe executiva do programa e à Secretaria de Educação do DF,
sendo justificada pelo papel institucional, democratizante, universalizante e
emancipador da escola, sob a ótica do diretor como figura decisória, influente em
maior ou menor grau na cultura ambiental, no desempenho dos estudantes, na visão
político-pedagógica adotada e na consolidação de um projeto de sociedade. Nesse
viés, foi possível identificar o diretor escolar como figura imersa nas injunções
paradoxais, agente e sujeito em processos organizacionais, catárticos e críticos,
enquanto lida com a sobrecarga de demandas, a sublimação e o atendimento de
pessoas. A liderança e a gestão escolar associadas ao imaginário simbólico
conectam-se com “gente”, com relações de dependência, colaboração e divisão de
poder, enquanto assumem frente burocrática, regulamentar, financeira e legal. O
diretor escolar promove a sua influência em instâncias diferentes, tal qual variável
direta e também indireta do alcance e da aplicabilidade de soluções para
problemáticas educacionais e escolares, tanto quanto é capaz de priorizar agendas
políticas, projetos educacionais e condicionar a efetividade de algumas políticas
públicas, em seu contexto de autonomia controlada. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A liderança no ambiente escolar : uma análise visando à implementação de políticas públicas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Liderança | pt_BR |
dc.subject.keyword | Direção escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão escolar | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present work aims, in general, to understand how the school management
model, personified by the principal, can translate different understandings of
transformational leadership, in the formative context of Mentoring School Directors in
the DF, and specifically: 1) collect understandings about the concept and the
application of leadership in the school imagination; 2) analyze how formal leaders,
Directors, can influence the school community; 3) analyze how leadership can be
associated with the implementation (or not) of public policies in the educational and
school sphere, including from the perspective of the training project for principals.
The formal authority of the leaders studied at school has repercussions on the
creation of an individual and collective policy, such as a silencing or transformative
mechanism, capable of repressing or revealing important conflicts for the
development of humanity and imparting a power of decision-making influence under
dialogical dialogues. and the dialectics of socialization, the creation of symbolism and
the worldview embraced. The qualitative methodology explores, here, the break with
classical paradigms, the construction of collective intellectuality, based on a critical
and reflective scientificity, and the study of formative and operational signifiers and
meanings of leadership in the school context, using the review of literature,
observation and the application of semi-structured interviews to collect and
systematize data and information. The research followed ethical principles and was
validated with the program's executive team and the DF Education Department,
being justified by the institutional, democratizing, universalizing and emancipating
role of the school, from the perspective of the director as a decision-making figure,
influential to a greater or lesser extent. degree in environmental culture, student
performance, the political-pedagogical vision adopted and the consolidation of a
society project. In this sense, it was possible to identify the school director as a figure
immersed in paradoxical injunctions, agent and subject in organizational, cathartic
and critical processes, while dealing with the overload of demands, sublimation and
caring for people. School leadership and management associated with the symbolic
imaginary connect with “people”, with relationships of dependence, collaboration and
division of power, while assuming a bureaucratic, regulatory, financial and legal front.
The school director promotes his influence in different instances, as a direct and also
indirect variable in the scope and applicability of solutions to educational and school
problems, as much as he is capable of prioritizing political agendas, educational
projects and conditioning the effectiveness of some public policies, in its context of
controlled autonomy. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|