Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Castioni, Remi | pt_BR |
dc.contributor.author | Lopes, Robson Vila Nova | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-02-18T20:40:51Z | - |
dc.date.available | 2025-02-18T20:40:51Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-18 | - |
dc.date.submitted | 2024-12-20 | - |
dc.identifier.citation | LOPES, Robson Vila Nova. As ideias de Anísio Teixeira na institucionalização do Sistema Nacional de Educação (SNE) no Brasil: projetos em disputa e a crise de intencionalidades . 2024. 250 f. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51659 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa partiu da necessidade de compreender como as ideias de Anísio Teixeira
ecoam no texto do Projeto de Lei Complementar (PLP) 235/2019, que propõe a implementação
do Sistema Nacional de Educação (SNE) no Brasil. O objetivo central é identificar e analisar
as repercussões do pensamento de Anísio Teixeira na estruturação do SNE, explorando os
diferentes projetos em disputa e as crises de intencionalidades ao longo do desenvolvimento
histórico que conduziu ao mencionado PLP. A metodologia de pesquisa empregada foi
predominantemente qualitativa, englobando aspectos descritivos, exploratórios, bibliográficos,
documentais e de análise de conteúdo e de discurso. Do ponto de vista teórico, adotou-se o
referencial do Ciclo de Políticas, a partir do qual observamos os contextos de influência e de
produção de texto do PLP 235/2019. Os resultados foram apresentados em cinco capítulos
dentro dos quais analisou-se a trajetória e os desafios da ideia de SNE no Brasil, abordando
desde suas origens até as complexas dinâmicas federativas que influenciam sua implementação.
Examinou-se o desenvolvimento do conceito de SNE nos marcos legais e as disputas políticas
e ideológicas que moldaram o PLP 235/2019, propondo um SNE regulamentado. A análise
destacou as ideias de Anísio Teixeira, o impacto delas sobre educação brasileira, como e quais
dessas ideias se materializaram no texto do PLP 235/2019. Percebeu-se que se concentram
especialmente no capítulo segundo do PLP, ecoando nos artigos definidores das atribuições dos
entes federados na estruturação do SNE proposto, várias ideias do pensamento anisiano, como:
articulação federativa, a educação como direito social; igualdade e equidade; gestão
democrática da educação; valorização dos profissionais da educação; articulação entre
educação, trabalho e práticas sociais; políticas educacionais inclusivas; avaliação e
monitoramento. Desvelam também os dados que o Sistema Nacional de Educação deva ser um
sistema de sistemas, que busca respeitar a autonomia dos entes federados, garantir a articulação
cooperativa entre eles, mas a agenda instituinte do sistema de sistemas permanece incerta. Não
se pode afirmar que sua implementação servirá efetivamente para reduzir as desigualdades
regionais; para ampliar a cooperação; a participação efetiva e formal de setores privados sem
fins lucrativos, como CONSED, Undime, UNCME e FONCEDE. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | As ideias de Anísio Teixeira na institucionalização do Sistema Nacional de Educação (SNE) no Brasil : projetos em disputa e a crise de intencionalidades | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teixeira, Anísio, 1900-1971 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sistema Nacional de EducaçãoSistema Nacional de Educação (SNE) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research arose from the need to understand how Anísio Teixeira's ideas are echoed in the
text of the Complementary Bill (PLP) 235/2019, which proposes the implementation of the
National Education System (SNE) in Brazil. The central objective is to identify and analyze the
repercussions of Anísio Teixeira's thinking on the structuring of the SNE, exploring the
different projects in dispute and the crises of intentions throughout the historical development
that led to the aforementioned PLP. The research methodology employed was predominantly
qualitative, encompassing descriptive, exploratory, bibliographic, documentary and content and
discourse analysis aspects. From a theoretical point of view, the Policy Cycle framework was
adopted, from which we observed the contexts of influence and text production of PLP
235/2019. The results were presented in five chapters in which we analyzed the trajectory and
challenges of the idea of SNE in Brazil, from its origins to the complex federative dynamics
that influence its implementation. It examined the development of the SNE concept in the legal
frameworks and the political and ideological disputes that shaped PLP 235/2019, proposing a
regulated SNE. The analysis highlighted Anísio Teixeira's ideas, their impact on Brazilian
education, and how and which of these ideas materialized in the text of PLP 235/2019. It was
found that several ideas from Anísio Teixeira's thinking are concentrated especially in the
second chapter of the PLP, echoed in the articles defining the duties of the federated entities in
the structuring of the proposed SNE, such as: federative articulation, education as a social right;
equality and equity; democratic management of education; valuing education professionals;
articulation between education, work and social practices; inclusive educational policies;
evaluation and monitoring. The data also reveals that the National Education System should be
a system of systems, which seeks to respect the autonomy of the federated entities, guaranteeing
cooperative coordination between them, but the agenda for establishing the system of systems
remains uncertain. It cannot be said that its implementation will effectively serve to reduce
regional inequalities; to expand cooperation; the effective and formal participation of private
non-profit sectors, such as CONSED, Undime, UNCME and FONCEDE. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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