Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/51658
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
PedroHenriqueCavendishSchimmelpfeng_TESE.pdf3,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Barreiras psicológicas em crianças : um estudo exploratório sobre a transmissão da dengue
Autor(es): Schimmelpfeng, Pedro Henrique Cavendish
Orientador(es): Pato, Claudia Márcia Lyra
Assunto: Educação ambiental
Dengue - transmissão
Valores
Crenças
Data de publicação: 18-Fev-2025
Referência: SCHIMMELPFENG, Pedro Henrique Cavendish. Barreiras psicológicas em crianças: Um estudo exploratório sobre a transmissão da dengue. 2024. 102 f. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: A Dengue é uma infecção arboviral encontrada em regiões tropicais e subtropicais, transmitida por mosquitos hematófagos do gênero Aedes spp. e responsável por milhões de casos todos os anos. Campanhas públicas e currículos educacionais são projetados para educar as pessoas, incluindo crianças, a manifestar comportamentos pró-ambientais que inibem a proliferação do mosquito. No entanto, o que tem sido relatado é que muitos não seguem essas diretrizes, mesmo sabendo supostamente o que deve ser feito, algo identificado na literatura como barreiras psicológicas. Para entender esse fenômeno, este estudo teve como objetivo identificar barreiras psicológicas para a adoção de comportamentos pró-ambientais que buscam reduzir a população do Aedes aegypti. Para isso, estudantes do Ensino Fundamental 2 participaram de dois estudos responsáveis por (1) adaptar a escala de Barreiras Psicológicas dos Dragões da Inação (DIPB) para o grupo-alvo (n = 150; 81 meninos e 69 meninas; média de idade = 12,52 anos) e, em seguida, (2) testá-la em um grupo maior (n = 449; 213 meninos e 236 meninas; média de idade = 12,52 anos). Na Análise Fatorial Exploratória, a correlação de Bartlett (valor de p < 0,001), o alfa de Cronbach (0,83) e a análise KMO (MSA geral = 0,84) mostraram que os dados eram adequados para a análise fatorial. Cinco fatores foram retidos pelo Critério de Kaiser e pelo teste de scree (Metas Conflitantes e Mudanças Desnecessárias: α = 0,76; Relações Interpessoais: α = 0,72; Metas Conflitantes e Falta de Conhecimento: α = 0,58, Tokenismo: α = 0,73; e Tokenismo em Relação ao Governo: α = 0,66). Após isso, a escala foi testada em onze escolas públicas diferentes, onde os estudantes também responderam a um questionário sobre o mosquito. Os resultados sugeriram que os fatores Metas Conflitantes e Falta de Conhecimento e Tokenismo em Relação ao Governo apresentaram um nível mais alto de concordância (médias: 2,6 e 2,12 de cinco, respectivamente). Aqueles que pontuaram mais alto no questionário sobre o mosquito tiveram os fatores Metas Conflitantes e Mudança Desnecessária e Relações Interpessoais inibidos em comparação aos outros (valor de p < 0,05). Esses resultados sugerem que futuras propostas educacionais devem construir diferentes ações, que abordem tanto fatores internos quanto externos, criando um mosaico de projetos, com diferentes objetivos, cada um visando diferentes desafios ambientais.
Abstract: Dengue is an arboviral infection found in tropical and subtropical regions, transmitted by bloodfeeding mosquitoes of the Aedes spp. genus, responsible for millions of cases every year. Public campaigns and educational curricula are designed to inform people, including children, to promote pro-environmental behaviors that prevent mosquito proliferation. However, it has been reported that many do not follow these guidelines, even though they supposedly know what should be done, a phenomenon identified in the literature as psychological barriers. To understand this phenomenon, this study aimed to identify psychological barriers to adopting pro-environmental behaviors that seek to reduce the Aedes aegypti population. For this, middle school students participated in two studies responsible for (1) adapting the Dragons of Inaction Psychological Barriers (DIPB) scale for the target group (n = 150, 81 boys and 69 girls; average age of 12.52 years) and then (2) testing it on a larger group (n = 449; 213 boys and 236 girls; average age of 12.52 years). In the Exploratory Factor Analysis, Bartlett’s correlation (p-value < 0.001), Cronbach's alpha (.83), and the KMO analysis (overall MSA = .84) indicated that the data was suitable for factor analysis. Five factors were retained using the Kaiser Criterion and scree test (Conflicting Goals and Unnecessary Changes: α = .76; Interpersonal Relations: α = .72; Conflicting Goals and Lack of Knowledge: α =.58; Tokenism: α =.73; and Tokenism Regarding Government: α =.66). Afterward, the scale was tested in eleven different public schools, where students also answered a questionnaire about the mosquito. The results suggested that the factors Conflicting Goals and Lack of Knowledge and Tokenism Regarding Government presented a higher level of agreement (means: 2.6 and 2.12 out of five, respectively). Those who scored higher on the mosquito questionnaire showed inhibited Conflicting Goals and Unnecessary Change and Interpersonal Relations factors compared to others (p-value < .05). These results suggest that future educational proposals should build diverse actions focused on addressing both internal and external factors, creating a mosaic of projects with different objectives, each aimed at distinct environmental challenges.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.