Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/51655
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
LiciaNunesDeOliveira_DISSERT.pdf5,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Perten(Ser) : corporeidade e conexão com a natureza na formação do cidadão ecológico
Autor(es): Oliveira, Licia Nunes de
Orientador(es): Pato, Claudia Márcia Lyra
Assunto: Corporeidade
Oficinas pedagógicas
Educação ambiental
Sensibilização ecológica
Data de publicação: 18-Fev-2025
Resumo: PertenSer propõe uma reflexão sobre a corporeidade, compreendendo o corpo como uma instância de manifestação de subjetividades em constante transformação, moldada pelas relações entre o sujeito e as outras existências, incluindo o mundo mais que humano ao seu redor. Nessa perspectiva, o corpo não é apenas uma manifestação da identidade em construção, mas também um elo entre o ser humano e a natureza, elemento fundamental nesse processo formativo. Este estudo, de caráter misto, exploratório e descritivo, foi desenvolvido em três etapas, com o objetivo de investigar como a corporeidade pode favorecer a conexão de crianças com a natureza, por meio de oficinas ecopedagógicas em uma prática vivencial de educação ambiental. A primeira etapa consistiu em um survey diagnóstico com estudantes do 4º ano do ensino fundamental de uma escola pública na região periférica de Sol Nascente/DF (N=62). A amostra foi composta por 40,3% de participantes do sexo feminino, 38,1% do sexo masculino, e 1,6% não respondeu à pergunta sobre gênero. A média de idade foi de 9,71 anos, com desvio padrão de 0,61. Constatou-se que, inicialmente, as crianças já se compreendiam conectadas com a natureza. O survey incluiu um questionário de variáveis sociodemográficas e duas escalas: a escala de Conectividade com a natureza (Inclusion of Nature in Self – INS) e a escala de Conexão com a Natureza Infantil (Connection to Nature Index for Children – CNC). Após essa etapa, foram realizadas oficinas ecopedagógicas vivenciais com uma das turmas (N=21), nas quais as crianças vivenciaram práticas corporais em um espaço verde da escola, incluindo respiração consciente, atenção plena, posturas de yoga, brincadeiras e a criação de um jardim sensorial. Além disso, uma saída de campo foi realizada, proporcionando uma experiência imersiva em um parque ecológico da região. Após as oficinas, o survey foi reaplicado, e os resultados indicaram que as crianças ainda se compreendem conectadas à natureza. Essa temática, especialmente quando voltada para o público infantil, ainda é pouco explorada. Considerando isso, somado às complexas questões socioambientais do território onde vivem os estudantes, o estudo ressalta a importância de processos formativos que promovam a sensibilização ecológica, particularmente em contextos periféricos. Além disso, é essencial que as políticas públicas ofereçam suporte às escolas para que se tornem promotoras da cultura do cuidado: mental, social e ambiental, sendo que a criação, a ampliação e a manutenção dos espaços verdes escolares são fundamentais para o desenvolvimento biopsicossocial das crianças. Em um cenário de crise ambiental e civilizatória, torna-se urgente que os seres humanos resgatem, em sua própria natureza, o vínculo que nos conecta à grande teia sistêmica e relacional da vida. O corpo, nesse contexto, emerge como a instância sensível e concreta de transformação, sendo fundamental em processos formativos de educação ambiental.
Abstract: Belonging [PertenSer] proposes a reflection on corporeality, understanding the body as an instance of manifestation of subjectivities in constant transformation, shaped by the relationships between the subject and other beings, including the more-than-human world around them. From this perspective, the body is not only a manifestation of identity in construction, but also a link between human beings and nature, a fundamental element in this formative process. This mixed-method, exploratory, and descriptive study was developed in three stages, with the objective of investigating how corporeality can foster children's connection to nature through ecopedagogical workshops within an experiential environmental education practice. The first stage consisted of a diagnostic survey with 4th-grade elementary school students from a public school in the peripheral region of Sol Nascente/DF (N=62). The sample was composed of 40.3% female participants, 38.1% male, and 1.6% did not respond to the gender question. The average age was 9.71 years, with a standard deviation of 0.61. It was found that, initially, the children already perceived themselves as connected to nature. The survey included a sociodemographic questionnaire and two scales: the Inclusion of Nature in Self (INS) scale and the Connection to Nature Index for Children (CNC) scale. After this stage, experiential ecopedagogical workshops were held with one of the classes (N=21), where the children participated in bodily practices in a green space at the school, including conscious breathing, mindfulness, yoga postures, games, and the creation of a sensory garden. In addition, a field trip was conducted, providing an immersive experience in an ecological park in the region. After the workshops, the survey was reapplied, and the results indicated that the children still perceived themselves as connected to nature. This theme, especially when focused on children, is still underexplored. Considering this, combined with the complex socio-environmental issues of the territory where the students live, the study highlights the importance of formative processes that promote ecological awareness, particularly in peripheral contexts. Moreover, it is essential that public policies support schools in becoming promoters of a culture of care—mental, social, and environmental—with the creation, expansion, and maintenance of green school spaces being fundamental for children's biopsychosocial development. In a scenario of environmental and civilizational crisis, it becomes urgent for human beings to reclaim, within their own nature, the bond that connects us to the great systemic and relational web of life. The body, in this context, emerges as the sensitive and concrete instance of transformation, being fundamental in formative processes of environmental education.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.