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Título: Fé na Educação : projeto de poder evangélico e as políticas educacionais
Autor(es): Ferreira, Cristiano Lucas
Orientador(es): Reses, Erlando da Silva
Assunto: Bancada evangélica
Educação
Neoconservadorismo
Análise de discurso crítica
Teologia do domínio
Data de publicação: 18-Fev-2025
Referência: FERREIRA, Cristiano Lucas. Fé na Educação. Projeto de Poder Evangélico e as políticas educacionais. 2024. 415 f. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Esta tese analisa os discursos da bancada evangélica em proposições legislativas educacionais, apresentadas durante a 55ª e 56ª legislaturas. Busca identificar a influência da Teologia do Domínio, da Teologia da Prosperidade e da Teologia da Batalha Espiritual na formulação de um projeto de poder neoconservador e fundamentalista para a educação brasileira. A pesquisa mapeia as proposições legislativas da bancada evangélica que tramitam no Congresso Nacional, categorizadas a partir do conceito de linhas de força. O estudo se fundamenta nos pressupostos teóricos e metodológicos da Análise do Discurso Crítica, na perspectiva dialético-relacional de Norman Fairclough. A abordagem permitiu evidenciar estratégias discursivas e ideológicas utilizadas por parlamentares evangélicos/as nos argumentos mobilizados para configurar as políticas educacionais de acordo com princípios morais e religiosos. Os resultados indicam que a bancada evangélica utiliza discursos que integram referências bíblicas e teológicas juntamente com argumentos jurídicos e pseudocientíficos que reforçam valores morais cristãos e limitam a pluralidade de pensamento e a liberdade de cátedra. Os discursos utilizados reforçam as desiguais relações de poder, excluindo perspectivas democráticas e inclusivas, colocando em oposição a soberania divina e a autonomia humana. A bancada evangélica invoca valores familiares, a defesa da moralidade cristã, a meritocracia, o reforço na disciplina, a defesa da Educação Domiciliar, a inclusão do criacionismo no currículo, a criminalização da atividade docente e demoniza as políticas de diversidade e igualdade, caracterizando-as como ameaças à família e à sociedade. Observa-se uma nítida articulação entre as demandas educacionais e os interesses políticos da direita evangélica, em consonância com a ascensão de movimentos conservadores em nível global. A pesquisa contribui para o debate sobre a intersecção entre religião e política, evidenciando como as narrativas religiosas podem influenciar decisões legislativas e afetar o cotidiano escolar.
Abstract: This thesis analyzes the discourses of the evangelical caucus in educational legislative proposals presented during the 55th and 56th legislatures. It seeks to identify the influence of Dominion Theology, Prosperity Theology and Spiritual Battle Theology in the formulation of a neoconservative and fundamentalist power project for Brazilian education. The research maps the legislative proposals of the evangelical caucus in the National Congress, categorized using the concept of lines of force. The study is based on the theoretical and methodological assumptions of Critical Discourse Analysis, from Norman Fairclough's dialectical-relational perspective. The approach made it possible to highlight the discursive and ideological strategies used by evangelical parliamentarians in the arguments mobilized to shape educational policies according to moral and religious principles. The results indicate that the evangelical caucus uses discourses that integrate biblical and theological references along with legal and pseudoscientific arguments that reinforce Christian moral values and limit plurality of thought and freedom of the professoriate. The discourses used reinforce unequal power relations, excluding democratic and inclusive perspectives, setting divine sovereignty and human autonomy in opposition. The evangelical caucus invokes family values, the defence of Christian morality, meritocracy, the reinforcement of discipline, the defence of Home Education, the inclusion of creationism in the curriculum, the criminalization of teaching and demonizes diversity and equality policies, characterizing them as threats to the family and society. There is a clear link between educational demands and the political interests of the evangelical right, in line with the rise of conservative movements at a global level. The research contributes to the debate on the intersection between religion and politics, showing how religious narratives can influence legislative decisions and affect everyday school life.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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