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Título: Subjetividade, comunidade e educação : caminhos alternativos na atenção à saúde mental de adolescentes
Autor(es): Cobucci, Bruno Reis Bernardo
Orientador(es): Goulart, Daniel Magalhães
Assunto: Adolescentes
Subjetividade
Comunidade
Saúde mental
Data de publicação: 18-Fev-2025
Referência: COBUCCI, Bruno Reis Bernardo. Subjetividade, comunidade e educação: caminhos alternativos na atenção à saúde mental de adolescentes. 2024. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Este trabalho surge de preocupações diante do aumento expressivo de casos de sofrimento subjetivo entre adolescentes no Brasil, bem como da tendência individualista e de abordagem patologizante e medicalizante na atenção oferecida a esse público. Além disso, considera-se o caráter recente das políticas públicas voltadas à saúde mental de adolescentes dentro do paradigma da Reforma Psiquiátrica brasileira, bem como as fragilidades que essa rede enfrenta atualmente. O objetivo foi compreender a configuração subjetiva do sofrimento de uma adolescente participante de uma organização comunitária não governamental de saúde mental no Distrito Federal. Buscou-se investigar como esses processos se constituíram ao longo de sua história e como a adolescente experienciou sua participação na organização, destacando tanto os fatores que favoreceram seu desenvolvimento subjetivo quanto as limitações da organização em comparação a outros espaços que ela frequentou. A Teoria da Subjetividade de González Rey, numa perspectiva histórico-cultural, fundamentou a explicação teórica desses processos. Com foco nas articulações entre subjetividade, saúde mental e educação, o estudo destaca a importância da dimensão comunitária na atenção à saúde mental de adolescentes, desafiando a lógica institucional, tecnocrática e burocrática, em prol de um trabalho coletivo que valorize os recursos próprios para lidar com adversidades. A partir da Metodologia ConstrutivoInterpretativa, baseada na Epistemologia Qualitativa, foi realizado um estudo de caso aprofundado com uma adolescente de 16 anos que vivia um intenso quadro de sofrimento subjetivo e que participava da Organização Sol Solidário. O estudo de caso possibilitou a construção de um modelo teórico capaz de explicar seu quadro de sofrimento como um processo integrado a seu sistema subjetivo, de maneira a articular processos de sua história, contexto familiar, histórico escolar, uso de dispositivos eletrônicos e aspectos da cultura. Nesse contexto, permitiu evidenciar o valor de práticas educativas dialógicas como alternativa às tendências de ajuste comportamental, patologização e repressão, que predominaram na história de Evangeline (nome fictício), em seu percurso de atenção, incluindo experiências no CAPSi da região e em uma clínica escola de uma universidade particular. Finalmente, conclui-se que a ênfase em práticas dialógicas, que sejam caracterizadas pela valorização dos recursos subjetivos do adolescente, bem como pela construção de relações acolhedoras, abertas e sensíveis, é uma via potente de atenção aos quadros de sofrimento subjetivo.
Abstract: This work arises from concerns about the significant increase in cases of subjective suffering among adolescents in Brazil, as well as the individualistic, pathologizing and medicalizing trends in the care offered to this group. Additionally, it considers the recent nature of public policies aimed at adolescent mental health within the paradigm of the Brazilian Psychiatric Reform, as well as the weaknesses that this network currently faces. The objective was to understand the subjective configuration of the suffering of an adolescent participating in a non-governmental community mental health organization in the Federal District. The study sought to investigate how these processes were constituted throughout her history and how the adolescent experienced her participation in the organization, highlighting both the factors that fostered her subjective development and the limitations of the organization compared to other spaces she attended. González Rey's Theory of Subjectivity, from a historical-cultural perspective, underpinned the theoretical explanation of these processes. Focusing on the connections between subjectivity, mental health and education, the study emphasizes the importance of the community dimension in adolescent mental health care, challenging the institutional, technocratic and bureaucratic logic in favor of a collective approach that values adolescents' own resources for coping with adversity. Using the Constructive-Interpretative Methodology, based on Qualitative Epistemology, an in-depth case study was conducted with a 16-year-old adolescent who was experiencing intense subjective suffering and participated in the Organização Sol Solidário. The case study enabled the construction of a theoretical model capable of explaining her suffering as a process integrated into her subjective system, linking aspects from her personal history, family context, school history, use of electronic devices and aspects of culture. In this context, it highlighted the value of dialogical educational practices as an alternative to the trends of behavioral adjustment, pathologization and repression that predominated in Evangeline's care Journey (alias), including experiences at the local CAPSi and in a school clinic at a private university. Finally, it is concluded that the emphasis on dialogical practices, characterized by the appreciation of the adolescent's subjective resources and the construction of welcoming, open and sensitive relationships, is a powerful path for addressing cases of subjective suffering.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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