Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/51627
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
CamilaDeSant'annaRibeiro_DISSERT.pdf7,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCastro, Rita de Cássia de Almeidapt_BR
dc.contributor.authorRibeiro, Camila de Sant'annapt_BR
dc.date.accessioned2025-02-18T17:36:09Z-
dc.date.available2025-02-18T17:36:09Z-
dc.date.issued2025-02-18-
dc.date.submitted2024-09-20-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Camila de Sant'Anna. Teatro para bebês no Brasil: por reinvenções a partir das brasilidades. 2024. 139 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/51627-
dc.description.abstractEste estudo discorre sobre a poética cênica voltada para bebês e seus acompanhantes, desenvolvida no continente europeu a partir da década de 1980 e presente no Brasil desde meados dos anos 2000. Com especificidades cênicas construídas a partir de observações em creches e pesquisas das mais variadas áreas de conhecimento sobre bebês e seus acompanhantes em terras europeias, tal poética desembarca no Brasil influenciando inúmeros artistas. Contudo, como defendem vários pesquisadores das áreas da neurociência, antropologia e psicologia (a serem mencionados nesse estudo), os bebês possuem cultura, assim como seus cuidadores, que são cruciais para que os bebês se conectem com as apresentações. A partir dessa perspectiva, este estudo explicita uma tendência de procedimentos — desenvolvido por e para europeus — que vem se repetindo nas poéticas cênicas feitas para bebês e seus acompanhantes em algumas cidades brasileiras e questiona se esta prática deveria ser reinventada a partir das culturas brasileiras. Portanto, a reflexão desta pesquisa é: como podemos construir uma poética cênica em que bebês e seus acompanhantes brasileiros possam viver uma fruição duplamente poderosa: o pertencimento cultural e a experiência artística.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleTeatro para bebês no Brasil : por reinvenções a partir das brasilidadespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordTeatro infantilpt_BR
dc.subject.keywordBebês - culturapt_BR
dc.subject.keywordTeatro brasileiropt_BR
dc.subject.keywordCultura brasileirapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This study discusses the relationship between some scenic poetics for babies and their caregivers, originally created in Europe, and the scenic poetics for babies and their caregivers developed in Brazil. With scenic specificities based on observations in nurseries and research from different fields of knowledge about babies in European countries, such poetics arrived in Brazil and influenced countless artists. However, as several researchers in neuroscience, anthropology, and psychology (to be mentioned in this study) argue, babies have culture, as do their caregivers, who are crucial for babies to connect with the performances. From this perspective, this study makes explicit a trend of procedures – developed by and for Europeans – that has been repeated in the scenic poetics made for babies and their companions in some Brazilian cities, and questions whether this practice should be reinvented based on Brazilian cultures. The methodology of this study consists of the author's practice as an actress, the analysis of scenic poetics for babies, interviews with artists, and a bibliographical review on the subject. The main references used are the plays of the company La Casa Incierta, the performance classes of Paulo Lameiro and the author's process of creating a play for babies, as well as the theoretical works of the artist and performing arts researcher Zeca Ligiéro and the anthropologists Victor Turner, David Le Breton, and Alma Gottlieb. The reflection proposed by this research is about the importance of building scenic poetics in which Brazilian babies and their caregivers can live artistic experiences developed based on their cultural matrices.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Artes Cênicas (IdA CEN)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.