Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/51626
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_BoletimLicenciaturasUnB.pdf594,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Boletim das licenciaturas da UnB : comunicação e engajamento de ações científicas
Outros títulos: UnB Undergraduate education Bulletin : communication and engagement in scientific activities
Autor(es): Rodrigues, Valtemir dos Santos
Pilati, Eloisa Nascimento Silva
Oliveira, Raquel
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8294-6857
Afiliação do autor: Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Assunto: Publicações acadêmicas
Professores - formação
Divulgação científica
Universidade de Brasília
Data de publicação: 11-Ago-2024
Editora: Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Brasil
Referência: RODRIGUES, Valtemir dos Santos; PILATI, Eloisa; OLIVEIRA, Raquel. Boletim das licenciaturas da UnB: comunicação e engajamento de ações científicas. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S. l.], v. 11, n. 3, ago. 2024. Disponível em: https://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1900.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo fazer um relato de experiência da divulgação de iniciativas acadêmicas na Universidade de Brasília por meio do Boletim das Licenciaturas. Criado em 2019, a publicação acadêmica tem sido um espaço para o fortalecimento de projetos e ações dos 42 cursos de formação inicial de professores da instituição, no nível de graduação, presenciais e à distância, trazendo contribuições para o processo formativo dos estudantes, reconhecendo práticas acadêmicas exitosas e gerando engajamento na produção científica entre os discentes. Nos seus cinco anos de existência, foram publicadas 45 edições, tornando o Boletim um importante instrumento para os cursos de licenciaturas, que requerem cada vez mais estratégias que contribuam para o seu fortalecimento, a qualidade na formação inicial de professores bem como o estímulo para a permanência dos estudantes nos cursos de graduação.
Abstract: This article aims to report on the experience of disseminating academic initiatives at the University of Brasília through the Degree Bulletin. Created in 2019, the publication has been a space for strengthening projects and actions of the institution's 42 teacher training courses, in person and remotely, bringing contributions to the students' training process, recognizing successful academic practices and generating engagement in production science among students. In its five years of existence, 45 editions were published, becoming an important instrument for undergraduate courses, which increasingly require strategies that contribute to their strengthening, the quality of initial teacher training as well as encouragement for retention of students in undergraduate courses.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Instituto de Letras (IL)
Departamento de Linguística Português e Línguas Clássicas (IL LIP)
Decanato de Ensino de Graduação (DEG)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal - "8. Direitos Autorais Autores que desejam publicar nesta revista devem concordar com os seguintes termos: ... ● Os manuscritos publicados neste periódico são licenciados em conformidade com a Licença Creative Commons Atribuição Não-Comercial (CC BY-NC). Esta licença permite o compartilhamento do trabalho com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;...". Fonte: https://www.eape.se.df.gov.br/wp-content/uploads/2024/03/Normas-de-publicacao_13_03_2024.pdf. Acesso em: 18 fev. 2025.
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.