Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Bensusan, Hilan Nissior | - |
dc.contributor.author | Almeida, David Wilkerson Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-18T00:20:56Z | - |
dc.date.available | 2025-02-18T00:20:56Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-17 | - |
dc.date.submitted | 2024-11-29 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, David Wilkerson Silva. Do afropessimismo à organicidade: um caminho entre a diáspora e a África Bantu. 2024. 155 f. Tese (Doutorado em Filosofia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51623 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília,Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente texto parte de um diagnóstico ao rés-do-chão da condição concreta do
berço civilizatório meridional em diáspora como apresentado na filosofia afropessimista de
autores fundamentais como Frank B. Wilderson III, Hortense Spillers e Denise Ferreira da
Silva. O conceito de violência total desta última autora figura no texto como o fato a ser
superado num vislumbre de uma possível alternativa teórica que escape ao atestado de morte
social aferido pela filosofia afropessimista. Com esse propósito, um percurso prático-teórico é
levantado no retorno a uma filosofia prévia à violência do choque com o berço civilizacional
nórdico, a saber, a filosofia zulu. Esta inspira uma nova forma terapêutica criada a partir das
práticas de cura das sangomas, as sacerdotisas e mestras do conhecimento entre seu povo
sulafricano. Tal prática, a que denominei de constelação zulu - já testada com sucesso por
mais de quatro anos em quase cem atendimentos clínicos - lança as condições para a
legitimidade de uma esperança madura na real chance de experiência livre do berço
civilizatório meridional. A proposta clínica também estabelece as condições para uma
ontologia política cujo tom responde com eficácia e consistência ao afropessimismo,
apontando que a atual violência total, experimentada pelas pessoas indígenas, negras em
diáspora e todas as espécies não-humanas, só pode ser satisfatoriamente elucidada no interior
da organicidade, em que o horror da fragmentação e consequente mortificação de todos os
sistemas orgânicos são suficientemente elucidados sob o conceito de antivida. Fundada nesta
compreensão, a resposta para a violência total revela-se não na superação pelo combate
absoluto à mesma, mas na sua dissolução com o fundamental esforço de uma política da
integração contínua - ora ponto de partida, ora de chegada - desta violência nos processos
endógenos a todos os organismos, como descritos pela organicidade. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Do afropessimismo à organicidade : um caminho entre a diáspora e a África Bantu | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Filosofia africana | pt_BR |
dc.subject.keyword | Zulu | pt_BR |
dc.subject.keyword | Afropessimismo | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This text begins with a ground-level diagnosis of the concrete condition of the
southern cradle of civilization in diaspora as presented in the afro-pessimist philosophy of
fundamental authors such as Frank B. Wilderson III, Hortense Spillers and Denise Ferreira da
Silva. The concept of total violence of the latter appears in the text as the fact to be overcome
in a glimpse of a possible theoretical alternative that escapes the certificate of social death
measured by afro-pessimist philosophy. With this purpose, a practical-theoretical path is taken
in returning to a philosophy prior to the violence of the clash with the nordic cradle of
civilization, namely, zulu philosophy. This inspires a new therapeutic form created from the
healing practices of the sangomas, the priestesses and masters of knowledge among their
South African people. This practice, which I have called the zulu constellation - already
successfully tested for more than four years in almost one hundred clinical sessions - creates
the conditions for the legitimacy of a mature hope in the real chance of a free experience of
the southern cradle of civilization. The clinical proposal also establishes the conditions for an
political ontology whose tone responds effectively and consistently to afro-pessimism,
pointing out that the current total violence experienced by the indigenous people, by the black
people in the diaspora and by all non-human species can only be satisfactorily elucidated
within organicity, in which the horror of fragmentation and consequent mortification of all
organic systems are sufficiently elucidated under the concept of anti-life. Based on this
understanding, the answer to total violence is revealed not by overcoming it through absolute
combat, but by its dissolution with the fundamental effort of a policy of continuous
integration - sometimes a starting point, sometimes an end point - of this violence in the
processes endogenous to all organisms, as described by organicity. | pt_BR |
dc.contributor.email | davidsepirdf@gmail.com | pt_BR |
dc.subject.theme | filosofia zulu; afropessimismo; violência total; organicidade; antivida; integração; constelação zulu. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Filosofia (ICH FIL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Filosofia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|