Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/51533
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
LusmarGomesDeOliveiraDosAnjos_DISSERT.pdf2,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Ensino do sistema nervoso sensitivo por meio de uma abordagem investigativa : uma análise sobre o ensino por investigação no ensino de Biologia
Autor(es): Anjos, Lusmar Gomes de Oliveira dos
Orientador(es): Ribeiro, Alice Melo
Assunto: Sistema Nervoso Sensorial
Ensino de Biologia
Ensino por investigação
Sequência didática
Data de publicação: 11-Fev-2025
Referência: ANJOS, Lusmar Gomes de Oliveira dos. Ensino do sistema nervoso sensitivo por meio de uma abordagem investigativa: uma análise sobre o ensino por investigação no ensino de biologia.. 2024. 77 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: O presente trabalho buscou associar a metodologia de ensino por investigação com o tema sobre constituição e funcionamento do sistema nervoso sensitivo. O ensino por investigação foi utilizado para propor uma metodologia de ensino alternativa e capaz de despertar o interesse dos estudantes junto com o conhecimento do sistema nervoso, que, por muitas vezes, é considerado extenso e complexo de entender. A pesquisa foi desenvolvida com uma abordagem do tipo qualitativa e buscou a análise do desenvolvimento dos estudantes durante uma sequência didática investigativa sobre como funciona a interpretação do sentido da dor pelo sistema nervoso. Inicialmente, foi proposto um questionário a fim de coletar as concepções iniciais dos estudantes sobre o ensino por investigação em aulas de Biologia, depois foi desenvolvida uma sequência didática investigativa onde foram propostas questões problemas aos estudantes, que levantaram hipóteses para essas questões, posteriormente, os estudantes realizaram pesquisas a fim de comprovarem suas hipóteses. Ao final, foi pedido aos estudantes para desenvolverem uma forma de divulgação de todo o processo realizado por eles durante a pesquisa. A coleta dos dados da pesquisa foi feita através de diário de bordo e para a análise foi utilizada a técnica de Bardin. Foi possível observar que a sequência didática utilizando o ensino por investigação obteve êxito em fazer com que os estudantes produzissem conhecimento sobre o funcionamento do sentido da dor, também foi possível observar que é necessário que o sistema de ensino tenha uma atenção maior com essa temática tão importante no cotidiano das pessoas.
Abstract: The present work aimed to associate the inquiry-based teaching methodology with the theme of the constitution and functioning of the sensitive nervous system. Inquiry-based teaching was used to propose an alternative teaching methodology capable of arousing students' interest, along with knowledge of the nervous system, which is often considered extensive and complex to understand. The research was conducted with a qualitative approach and sought to analyze the development of students during an investigative didactic sequence on how the interpretation of the sense of pain by the nervous system works. Initially, a questionnaire was proposed to collect students' initial conceptions about pain functioning. Then, an investigative didactic sequence was developed where problem questions were proposed to the students, who formulated hypotheses for these questions. Subsequently, the students conducted research to verify their hypotheses. To conclude the investigation, students were asked to develop a means of disseminating the entire process they conducted during the research. Finally, a group discussion was held to seek information and sharing among the students about their learning regarding the sense of pain and their impressions of inquirybased teaching. Data collection for the research was done through a logbook, and a qualitative analysis of the data was conducted. It was possible to conclude that, based on the changes from initial conceptions to final conclusions, through students' participation in the research stages and through reports in the final group discussion, the didactic sequence using inquirybased teaching succeeded in enabling students to produce knowledge about the functioning of the sense of pain. It was also observed that there is a need for the education system to pay greater attention to this important theme in people's daily lives.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Biológicas (IB)
Departamento de Biologia Celular (IB CEL)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.