Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/51532
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
LuanyLazaraMeloDeOliveira_DISSERT.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: O ensino da herança da cor da pele : a educação como ferramenta para o combate da eugenia e da segregação racial
Autor(es): Oliveira, Luany Lazara Melo de
Orientador(es): Oliveira, Silviene Fabiana de
Assunto: Ensino e aprendizagem - desafios
Genética - estudo e ensino
Melanogênese
Eugenia
Racismo
Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)
Data de publicação: 11-Fev-2025
Referência: OLIVEIRA, Luany Lazara Melo de. "O ENSINO DA HERANÇA DA COR DA PELE: A EDUCAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA O COMBATE DA EUGENIA E DA SEGREGAÇÃO RACIAL". 2024. 59 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: A genética é essencial para o entendimento da hereditariedade e as características observáveis historicamente desencadearam diversos problemas sociais, como o racismo e a exclusão dos indivíduos considerados não “aptos”. Esses problemas sociais se apoiaram durante muito tempo sobre uma pseudociência denominada eugenia, que influencia o ensino de genética de maneira implícita até os dias atuais. Os documentos curriculares preveem o ensino de genética considerando os fatores históricos de segregação social dentro da ciência e o ensino com abordagem investigativa, mas por diversas vezes os materiais disponíveis para os professores utilizarem em suas aulas não atendem esses aspectos. Dessa forma, é necessário a elaboração de recursos didáticos desvinculados da eugenia e que demonstre a real complexidade da herança da cor da pele. O objetivo geral do presente trabalho foi avaliar como a genética da cor da pele é trabalhada nos livros didáticos e material pedagógico disponível, em especial em língua portuguesa. Como produtos, foi gerado um artigo de revisão sobre a genética da cor da pele e as questões sociais, racismo e eugenia, que podem ser trabalhadas ao se discutir essa característica e um levantamento de como a herança dessa característica está descrita nos livros didáticos adotados no ensino médio aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (2021).
Abstract: Genetics is essential for a better understanding of heredity, including the complex inheritance of morphological characteristics such as skin color. Historically, skin color has triggered several social problems, such as racism and the exclusion of individuals considered not “fit”. These social problems have long been based on a pseudoscience called eugenics, which implicitly influences the teaching of genetics until today. Brazilian high school curriculum provide for the teaching of genetics considering the historical factors of social segregation within science and teaching with an investigative approach, but on many occasions the materials available for teachers to use in their classes do not meet these aspects. Therefore, it is necessary to develop didactic resources that are not linked to eugenics and that bring the teacher closer to the real complexity of the inheritance of skin color. The general objective of the present study was to evaluate how the genetics of skin color is presented in textbooks and pedagogical material, especially in Portuguese, and to generate material in Portuguese in order to fill part of this gap. As a product, a review article was generated on the genetics of skin color and social issues, racism and eugenics, which can be employed when discussing this characteristic in biology teaching.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Biológicas (IB)
Departamento de Biologia Celular (IB CEL)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.