Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/51516
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
AmandaDeCarvalhoPedra_DISSERT.pdf10,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCeleste, Letícia Correapt_BR
dc.contributor.authorPedra, Amanda de Carvalhopt_BR
dc.date.accessioned2025-02-10T20:16:44Z-
dc.date.available2025-02-10T20:16:44Z-
dc.date.issued2025-02-10-
dc.date.submitted2022-07-25-
dc.identifier.citationPEDRA, Amanda de Carvalho. "Equoterapia e Comunicação: análise de reorganizações linguísticas em crianças com autismo e proposta de um programa de intervenção ". 2022. 170 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/51516-
dc.description.abstractEsta pesquisa buscou analisar os resultados linguísticos e comunicativos em dez crianças com autismo após dez sessões de equoterapia, e a partir dos resultados obtidos buscou-se realizar a elaboração de um Programa de Intervenção denominado “Equoterapia e Fonoaudiologia: passo a passo na comunicação” com 24 sessões. A dissertação foi composta por três produtos que juntos compõem as respostas dos objetivos de pesquisa. Produto 1: artigo científico preliminar tratando da análise da reorganização comunicativa e linguística das crianças com autismo após-intervenção. Para realizar tal análise foram utilizados achados de protocolos validados para crianças brasileiras a fim de analisar uso, forma e conteúdo da linguagem, bem como foi realizada uma análise descritiva por meio da teoria Linguística-Sistêmico-Funcional (Halliday, 1978). Produto 2: elaboração final de um Programa de Intervenção denominado “Equoterapia e Fonoaudiologia: passo a passo na comunicação” com 24 sessões. A elaboração das atividades foi iniciada ainda em conjunto com a prática de equoterapia realizada durante o Produto 1, após análise dos resultados foram feitos melhoramentos na proposta inicial e deu-se origem a versão final. O Produto 2 está exposto em artigo científico e para melhor exposição de sua versão final completa-se com material suplementar. Produto 3: demonstra a divulgação científica realizada por meio de apresentação dos resultados referentes ao projeto em eventos científicos. Diante disso, a partir dos Produtos 1,2,3 é possível afirmar que a proposta de reabilitação fonoaudiológica em contexto de equoterapia para crianças com autismo produz resultados positivos para os domínios de comunicação e linguagem.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEquoterapia e comunicação : análise de reorganizações linguísticas em crianças com autismo e proposta de um programa de intervençãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEquoterapiapt_BR
dc.subject.keywordHipoterapiapt_BR
dc.subject.keywordTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subject.keywordTerapia assistida por cavalospt_BR
dc.subject.keywordComunicaçãopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This research sought to analyze the linguistic and communicative results in ten children with autism after ten sessions of horseback riding therapy, and from the results obtained, an Intervention Program named " Therapeutic Horseback Riding and Speech Therapy: Step by Step in Communication" was elaborated, with 24 sessions. The dissertation was composed of three products that together make up the answers to the research objectives. Product 1: a preliminary scientific article about the analysis of the communicative and linguistic reorganization of children with autism after intervention. To carry out such an analysis, findings of protocols validated for Brazilian children were used to analyze language use, form and content, and a descriptive analysis was carried out by means of the Systemic-Functional Linguistic theory (Halliday, 1978). Product 2: final elaboration of an Intervention Program named "Therapeutic Horseback Riding and Speech Therapy: step by step in communication" with 24 sessions. The elaboration of the activities was started together with the practice of horseback riding held during Product 1. After analyzing the results, improvements were made in the initial proposal and the final version was created. Product 2 is exposed in a scientific article and for a better exposition of its final version it is completed with supplementary material. Product 3: demonstrates the scientific dissemination carried out through the presentation of the results related to the project in scientific events. Given this, from Products 1,2,3 it is possible to state that the proposal of speech therapy rehabilitation in context of equotherapy for children with autism produces positive results for the domains of communication and language.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Ciências e Tecnologias em Saúde (FCTS) – Campus UnB Ceilândiapt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.