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Título: Da diplomacia à gestão : uma proposta de capacitação para as primeiras chefias do Itamaraty
Autor(es): Nascimento, Almir Lima
Orientador(es): Moreira, Marina Figueiredo
Assunto: Orientação empreendedora
Diplomacia
Capacitação
Gestão
Itamaraty
Data de publicação: 10-Fev-2025
Referência: NASCIMENTO, Almir Lima. Da diplomacia à gestão: uma proposta de capacitação para as primeiras chefias do Itamaraty. 2024. 165 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: O cumprimento da missão institucional é um desafio permanente das organizações públicas. Um desafio complexo em razão das rápidas e profundas transformações sociais e econômicas nas esferas nacional e internacional e do crescente escopo das demandas da sociedade. A capacitação das chefias intermediárias é um dos fatores que podem contribuir para o nível de desempenho das organizações públicas. Propõe-se com esta pesquisa tratar da formação de diplomatas brasileiros da média gerência, mediante a elaboração de um curso de capacitação gerencial alicerçado a partir do construto de orientação empreendedora (OE). A capacitação de diplomatas da classe de Primeiro-Secretário ainda não foi implementada, apesar do que prevê a Lei nº 11.440 (2006), que institui o regime jurídico dos servidores do Serviço Exterior Brasileiro. A partir da identificação da autopercepção dos diplomatas brasileiros quanto às dimensões do construto de orientação empreendedora (OE) no Itamaraty, a pesquisa apresenta dados para elaboração de um programa de curso piloto de capacitação gerencial para Primeiros-Secretários já ocupando ou em vias de ocupar suas primeiras chefias. A metodologia empregada consistiu em estudo de caso, com aplicação de questionários e entrevistas e análise de conteúdo. A amostra contou com 144 respondentes e treze entrevistas semiestruturadas com especialistas diplomáticos sêniores e juniores. As entrevistas revelaram que as transformações no cenário internacional impactam o trabalho diplomático e justificam a capacitação dos Primeiros-Secretários. O survey indicou que a proatividade foi a mais bem avaliada das cinco dimensões de OE e identificou disciplinas para o curso de capacitação. O estudo mostrou que o Itamaraty necessita aprimorar a gestão da informação, estimular a adoção de novas formas de trabalho colaborativo e oferecer capacitação para as chefias. A pesquisa abre a possibilidade de oferecimento de uma proposta de capacitação gerencial inédita para a média gerência do Itamaraty, baseada na transmissão de conhecimento formal. O potencial de replicação da proposta em outras organizações públicas é alto, haja vista que essas possuem uma missão institucional a ser cumprida e uma média gerência apta a contribuir para o atingimento desse objetivo. O trabalho pode estimular o estabelecimento de novas linhas de pesquisas sobre treinamento gerencial e mecanismos de progressão funcional no serviço público, assim como sobre a elaboração de modelos de cursos de capacitação que levem em conta a maneira como as distintas dimensões de OE encontram-se representadas nas demais organizações públicas.
Abstract: Fulfilling institutional missions is an on going challenge for public organizations. It has become a pressing and complex goal in light of the rapid and profound social and economic changes taking place not only at national and international levels but also amid increasing societal demands. Training mid-level management is one of the factors that can contribute to the performance of public organizations. In the case of the Brazilian Ministry of Foreign Affairs (Itamaraty), the training of the First Secretary-level diplomats is provided for by Law nº11.440 (2006), which establishes the legal framework for the Brazilian Foreign Service. Its contents, however, has yet to be fully implemented. Based on an analysis of Brazilian diplomats’ selfperception regarding the scope of the entrepreneurial orientation (EO) construct within Itamaraty, this research provides insights and recommendations for a novel proposal: a pilot training program tailored for the mid-level management diplomatic group, comprised of First Secretaries either already occupying their firstleadership positions or preparing to take it on. The methodology adopted consisted of a case study, with the application of questionnaires and interviews and content analysis. The sample included 144 respondents and thirteen semistructured interviews with senior and junior diplomatic experts. The semi-structured interviews revealed that the changes in the international landscape areimpacting diplomatic work, and justifying the need for training First Secretaries. The survey indicated that proactivity was the best evaluated of the five OE dimensions and identified subjects for the training course. The study showed that Itamaraty needs to improve information management, encourage the adoption of new forms of collaborative work, and offer formal training for managers. The research lays the groundwork for an unprecedented managerial training proposal for Itamaraty's mid-level management, based on the transmission of formal knowledge. The potential for recreating the proposal in other public organizations is high given that they have an institutional mission to be fulfilled and a middle management capable of contributing to achieve this objective. The study may encourage the development of new research lines on management training and functional progression mechanisms in the public service, as well as on the development of training courses models that take into account the way in which the different dimensions of EO are represented in other public organizations.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Administração (FACE ADM)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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