Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Honor, André Cabral | pt_BR |
dc.contributor.author | Tavares, Ronald Ferreira dos Santos Gomes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-02-06T21:03:59Z | - |
dc.date.available | 2025-02-06T21:03:59Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-06 | - |
dc.date.submitted | 2024-12-27 | - |
dc.identifier.citation | TAVARES, Ronald Ferreira dos Santos Gomes. A Celestial Corte do Sertão: Os Espaços Domésticos e as Interações com o Sagrado na Capitania do Siará Grande (1709 - 1792). 2024. 316 f. Tese (Doutorado em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51495 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo busca compreender de que modo os moradores dos sertões da Capitania do
Siará Grande, entre os anos de 1709 a 1792, no âmbito do cotidiano, sobretudo nos seus espaços
domésticos, se conectaram ou não com a religiosidade institucionalizada no período colonial.
O locus “sertão” será compreendido como categoria dinâmica e polissêmica, que, no contexto
dos processos de conquistas territorial e espiritual, chegou a ser considerada a antítese do
conceito de “civilização” à época difundido. Foram utilizadas como fontes principais, dentre
outras, a documentação produzida pelo Santo Ofício, os inventários e testamentos dos
moradores da Capitania, em especial da Ribeira do Jaguaribe, além dos registros encontrados
nos arquivos das paróquias locais. O referencial teórico baseou-se na Teoria do Campo
Religioso, defendida por Pierre Bourdieu, o qual entende, na esteira do que já era sinalizado
por Max Weber, a prestação do sagrado como um jogo de trocas, sob o destaque de três agentes:
o profeta, o feiticeiro e o sacerdote. Tais atores e suas práticas, em sua dimensão conflitual,
inspiraram a nossa divisão de capítulos. As relações de poder e hierarquia travadas no corpo
social não raro o perpassam e encontram eco nos espaços domésticos, de modo a também tornálos verdadeiros espelhos da sociedade em que estão inseridos e não simplesmente redutos
apartados desta. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A Celestial Corte do Sertão : os espaços domésticos e as interações com o Sagrado na Capitania do Siará Grande (1709 - 1792) | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cotidiano | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ceará (Estado) - história | pt_BR |
dc.subject.keyword | Capitania do Siará Grande | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inquisição | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brasil - história - período colonial, 1500-1822 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Igreja | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study seeks to understand how the inhabitants of the backlands of the Captaincy of Siará
Grande, between 1709 and 1792, in their daily lives, especially in their domestic spaces,
connected or not with institutionalised religiosity in the colonial period. The locus ‘sertão’ will
be understood as a dynamic and polysemic category which, in the context of the processes of
territorial and spiritual conquest, came to be considered the antithesis of the widespread concept
of ‘civilisation’ at the time. The main sources used were, among others, the documents
produced by the Holy Office, the inventories and wills of the inhabitants of the Captaincy,
especially of the Ribeira do Jaguaribe, as well as the records found in the archives of the local
parishes. The theoretical framework was based on the Theory of the Religious Field, defended
by Pierre Bourdieu, who understands, in the wake of what was already signalled by Max Weber,
the provision of the sacred as a game of exchanges, under the prominence of three agents: the
prophet, the sorcerer and the priest. These actors and their practices, in their conflictual
dimension, inspired our division of chapters. The relations of power and hierarchy established
in the social body often permeate it and find an echo in domestic spaces, in order to also make
them true mirrors of the society in which they are inserted and not simply strongholds separated
from it. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de História (ICH HIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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