Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Pederiva, Patrícia Lima Martins | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Daiane Aparecida Araújo de | - |
dc.contributor.author | Melo, Viviane Vieira Alves de | - |
dc.contributor.author | Pederiva, Marta Martins | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-06T14:32:23Z | - |
dc.date.available | 2025-02-06T14:32:23Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | PEDERIVA, Patrícia Lima Martins et al. Educação estética histórico-cultural: vivências artísticas expressivas e criadoras. Cadernos CEDES, Campinas, v. 44, n. 124, p. 328–339, set. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/CC287775. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/dZd3tvpVrQzKftZmKBw4Mgw/?lang=pt. Acesso em: 06 fev. 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51474 | - |
dc.description.abstract | : Neste artigo, objetivamos, a partir da Teoria Histórico-Cultural de Vigotski, situar
a organização das artes como uma atividade educativa de vivências estéticas, desde seu caráter
psicológico, propiciando espaços educativos intencionalmente organizados para este fim e que
possibilitem a relação ativa e criadora com diversas expressões artísticas. Para isso, se discute a
relação entre pessoa, educação e vivência estética, principalmente na infância. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Educação estética histórico-cultural : vivências artísticas expressivas e criadoras | pt_BR |
dc.title.alternative | Cultural-historical aesthetic education : expressive and creative artistic experiences | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação estética | pt_BR |
dc.subject.keyword | Artes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Criação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Vivência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Infância | pt_BR |
dc.rights.license | (CC BY) | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.1590/CC287775 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Based on Vygotsky’s Cultural-Historical Theory, the aim of this article is to situate
the organization of art as an educational activity of aesthetic experiences, from its psychological
character, providing educational spaces intentionally organized for this purpose and which enable an
active and creative relationship with varied artistic expressions. In order to do this, the relationship
between person, education and aesthetic experience is discussed, especially in childhood. | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-4434-6671 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-5836-0880 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0008-0635-1879 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-2503-0743 | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília, Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília, Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília, Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade Federal do Pará, Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|