Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/51474
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EducacaoEsteticaHistorico-cultural.pdf196,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPederiva, Patrícia Lima Martins-
dc.contributor.authorOliveira, Daiane Aparecida Araújo de-
dc.contributor.authorMelo, Viviane Vieira Alves de-
dc.contributor.authorPederiva, Marta Martins-
dc.date.accessioned2025-02-06T14:32:23Z-
dc.date.available2025-02-06T14:32:23Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationPEDERIVA, Patrícia Lima Martins et al. Educação estética histórico-cultural: vivências artísticas expressivas e criadoras. Cadernos CEDES, Campinas, v. 44, n. 124, p. 328–339, set. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/CC287775. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/dZd3tvpVrQzKftZmKBw4Mgw/?lang=pt. Acesso em: 06 fev. 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/51474-
dc.description.abstract: Neste artigo, objetivamos, a partir da Teoria Histórico-Cultural de Vigotski, situar a organização das artes como uma atividade educativa de vivências estéticas, desde seu caráter psicológico, propiciando espaços educativos intencionalmente organizados para este fim e que possibilitem a relação ativa e criadora com diversas expressões artísticas. Para isso, se discute a relação entre pessoa, educação e vivência estética, principalmente na infância.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherCEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedadept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEducação estética histórico-cultural : vivências artísticas expressivas e criadoraspt_BR
dc.title.alternativeCultural-historical aesthetic education : expressive and creative artistic experiencespt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordEducação estéticapt_BR
dc.subject.keywordArtespt_BR
dc.subject.keywordCriaçãopt_BR
dc.subject.keywordVivênciapt_BR
dc.subject.keywordInfânciapt_BR
dc.rights.license(CC BY)pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/CC287775pt_BR
dc.description.abstract1Based on Vygotsky’s Cultural-Historical Theory, the aim of this article is to situate the organization of art as an educational activity of aesthetic experiences, from its psychological character, providing educational spaces intentionally organized for this purpose and which enable an active and creative relationship with varied artistic expressions. In order to do this, the relationship between person, education and aesthetic experience is discussed, especially in childhood.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4434-6671pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5836-0880pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0008-0635-1879pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2503-0743pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasília, Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasília, Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasília, Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade Federal do Pará, Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazôniapt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.