Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/51450
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
LaiseFrasaoBarros_DISSERT.pdf48,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Bordando a história urbana de São Luís do Maranhão nos séculos XIX e XX
Autor(es): Barros, Laíse Frasão
Orientador(es): Medeiros, Valério Augusto Soares de
Assunto: São Luís (MA) - história
São Luís (MA) - arquitetura
Arte e arquitetura
Data de publicação: 3-Fev-2025
Referência: BARROS, Laíse Frasão. Bordando a história urbana de São Luís do Maranhão nos séculos XIX e XX.. 2023. 207 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Partindo do que diz o célebre conterrâneo João do Vale “todo mundo canta sua terra”, resolvi escrever sobre a minha tekoá (termo de origem guarani que significa onde se habita, morada para além da casa) com a intenção de construir uma possibilidade de leitura citadina inerentemente permeável, dinâmica, não-linear e experimentativa com sistematizações grafadas e cartografadas (teóricas e visuais) e alcances inesperados que convidam à fruição. Ao propor “bordar a história urbana” de São Luís do Maranhão, especificamente nos séculos XIX e XX, assume-se na dissertação um percurso flexível e aberto, portanto “rizomático”, de aproximação fronteiriça entre arte e ciência, tomando o bordado como fio condutor para a realização de costuras-piloto entre arquitetura, arte, cidade e história em dois níveis teóricos-metodológicos: “escrevivência” (enlace entre escrita e vivência) e hipertexto (texto historiográfico diretamente vinculado e equiparado a outro bloco de informações: o visual, elaborado a partir de elementos da linguagem do bordado). Ademais, na medida em que a cidade de São Luís é personificada como uma mulher, Luísa, as possibilidades de construção em torno do objeto cidade são ampliadas e renegociadas para trans[bordar] a compartimentação e estanqueidade entre diferentes campos de conhecimento, delineando uma possibilidade interpretativa transdisciplinar em que experiência e a fruição são restabelecidas enquanto cerne das discussões do objeto cidade, para além do arquiteto. Mais que uma alusão à inventividade técnica e pujança simbólica do bordado presente nos objetos e indumentárias das manifestações culturais locais, bem como em outras referências conceituais e artísticas internacionais; trata-se de possibilitar ao viajante-leitor imprevisíveis travessias e múltiplas associações/ acessos entre imagem e texto sob percursos “movediços” que acolhem “contaminações” e diálogos entre três campos disciplinares, a saber: arquitetura e urbanismo (morfologia; teoria; história; e crítica urbana); artes visuais (poética contemporânea); e historiografia (história cultural e mentalidades).
Unidade Acadêmica: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.