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2024_JoaoLucasLopesMiacci_DISSERT.pdf729,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorRossoni, Luciano-
dc.contributor.authorMiacci, João Lucas Lopes-
dc.date.accessioned2025-02-03T16:50:25Z-
dc.date.available2025-02-03T16:50:25Z-
dc.date.issued2025-02-03-
dc.date.submitted2024-11-29-
dc.identifier.citationMIACCI, João Lucas Lopes. Em que medida o capital social da família e da escola mobiliza as diferentes formas de capital: um estudo multinível do desempenho escolar no ensino médio brasileiro. 2024. 71 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/51445-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública, 2024.pt_BR
dc.description.abstractInvestigar os fatores determinantes para o desempenho escolar vem sendo alvo de diversos estudos nas últimas décadas em sociologia da educação. O objetivo deste estudo é descrever os efeitos da mobilização do capital social da família e da escola nas demais formas de capital e no desempenho escolar dos estudantes. A relevância do estudo reside em analisar não somente a posse, mas também a mobilização do capital social, de modo a responder às perguntas: de que forma o capital social, humano e econômico da família e da escola influencia no desempenho dos estudantes? Quais são os efeitos da mobilização do capital social da família e da escola nas demais formas de capital? Para isso, utilizou-se modelos de regressões multiníveis ponderados pelo Inverse Mills Ratio e tendo como variável dependente a média de proficiência em língua portuguesa e matemática dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2019. Os principais resultados indicam que o capital social da família atua como mobilizador do capital humano e econômico dos pais, potencializando seus efeitos no desempenho escolar. Já a mobilização do capital social da escola não alcançou significância estatística como moderadora das características familiares. Constata-se também que a presença e a escolaridade da mãe são mais relevantes para a melhoria do desempenho dos filhos em relação a presença e a escolaridade do pai. Dessa forma, o estudo fornece dados relevantes para o debate educacional e para o desenho de políticas públicas, especialmente àquelas voltadas para o fortalecimento do efeito escola sobre o desempenho escolar a fim de romper com os ciclos de reprodução de pobreza intergeracional.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEm que medida o capital social da família e da escola mobiliza as diferentes formas de capital : um estudo multinível do desempenho escolar no ensino médio brasileiropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordCapital socialpt_BR
dc.subject.keywordDesempenho escolarpt_BR
dc.subject.keywordSociologia da educaçãopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Investigating the determining factors for school performance has been the subject of several studies in the sociology of education over the last decades. The objective of this study is to describe the effects of the mobilization of family and school social capital on other forms of capital and on students' school performance. The relevance of the study lies in analyzing not only the possession, but also the mobilization of social capital, in order to answer the following questions: how do family and school social, human, and economic capital influence student performance? What are the effects of the mobilization of family and school social capital on other forms of capital? To this end, multilevel regression models weighted by the Inverse Mills Ratio were used and having as the dependent variable the average proficiency in Portuguese and mathematics of students in the 2019 Brazilian Basic Education Assessment System (Saeb). The main results indicate that family social capital acts as a mobilizer of parents' human and economic capital, enhancing its effects on school performance. The mobilization of school social capital did not reach statistical significance as a moderator of family characteristics. It was also found that the presence and education of the mother are more relevant to improving children's performance in relation to the presence and education of the father. Thus, the study provides relevant data for the educational debate and for the design of public policies, especially those aimed at strengthening the school effect on academic performance in order to break the cycles of reproduction of intergenerational poverty.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Administração (FACE ADM)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Públicapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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