Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/51425
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_RafaelMoreiraLima​_DISSERT.pdf6,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A atuação profissional de pedagogos diante de saberes ampliados : histórias de vida pedagógica de professores com relação ao uso de conteúdos extracurriculares
Autor(es): Lima, Rafael Moreira
Orientador(es): Santos, Gilberto Lacerda
Coorientador(es): Krause, Frederico Coelho
Assunto: Docência
Saberes docentes
História de vida
Data de publicação: 27-Jan-2025
Referência: LIMA, Rafael Moreira. A atuação profissional de pedagogos diante de saberes ampliados: histórias de vida pedagógica de professores com relação ao uso de conteúdos extracurriculares. 2021. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Diante das implicações que cercam a docência, grandes são os desafios que colaboram para a construção da identidade do professor. Ao longo de uma trajetória docente, associam-se experiências de saberes presentes na formação e nas histórias de vida durante a atuação profissional. São conhecimentos que colaboram para a construção de novos conhecimentos, novas descobertas e novas possibilidades que se estendem aos diferentes modos de ensinar e de aprender. Dado o exposto, esta dissertação aborda a seguinte problemática: de que forma o pedagogo integra, em sua prática profissional, conhecimentos extracurriculares? Nesta perspectiva, a investigação tem como objetivo principal verificar como se realizam movimentos de encaixe de conteúdos extracurriculares em conteúdos curriculares de modo que os professores aumentem seus repertórios docentes e enriqueçam as relações educativas. O referencial teórico é composto pelos estudos e pesquisas de Nunes (2001); Nóvoa (1995); Gauthier et al. (2013); Demo (1993); Guimarães (2006); Kenski (2012); Pimenta (1999); Lacerda Santos (2014); Perrenoud (1999); Shulman (1987); Freire (1996); Saviani (1996) e Tardif(2002). No que se refere à metodologia de pesquisa da História de Vida, buscamos subsídios em alguns estudos de Gil (2008); Josso (2010); Nóvoa (2002); Souza (2013); Guerra (2006), dentre outros. Três pedagogos da rede pública de ensino do Distrito Federal, regentes no 4o ano do Ensino Fundamental, na Escola Classe 01, no Gama/DF, participaram da pesquisa. A averiguação foi conduzida por meio de entrevistas individuais estruturadas com os pedagogos. A produção dos dados e a análise dos mesmos permitiram a elaboração de respostas que compõem o entendimento acerca do modo de atuação profissional dos pedagogos quando se trata de ampliar os saberes curriculares por meio da adoção de conteúdos extracurriculares. No que se refere aos objetivos específicos, observamos que existem diferentes modos de encaixe dos conteúdos extracurriculares nas diversas práticas em sala de aula, conforme sinalizam as participantes ao buscarem conhecimentos não formais que estão fora do currículo de base. Ao longo da produção, apresentamos o modo como os professores fizeram a integração de conteúdos extracurriculares, tendo como propostas uso de jogos, buscas em revistas, pesquisas na internet, consultas em vídeos, acesso a podcast, entre outras formas de expor o conteúdo curricular fora do livro didático. Essas são algumas das estratégias que as participantes indicaram como relevantes na composição das aulas, considerando também a influência das experiências de vida pessoais e pedagógicas. Os resultados da investigação indicaram que, cada vez mais, os professores podem se apropriar dos conteúdos extracurriculares, para que, no exercício da ação docente, façam com que as aulas sejam mais dinâmicas, mais ricas, mais relevantes, optando pela integração de recursos outros que aqueles determinados pelo currículo, indo além do livro didático. Dessa forma, o aluno terá maior facilidade em aprender, em envolver sua realidade no contexto da aula e ampliará as possibilidades de tomar-se um agente social reflexivo.
Abstract: In view ofthe conclusions that surround teaching, great are the challenges that contribute to the construction ofthe teacher's identity. Throughout a teaching trajectory, experiences ofknowledge present in education and in life stories during professional performance are associated. These are knowledge that contribute to the construction of new knowledge, new discoveries and new possibilities that extend to different ways ofusing and leaming. Given the above, this dissertation addresses the following issue: how does the pedagogue integrate extracurricular knowledge in their professional practice? In this perspective, an investigation has as main objective to verify how movements of fitting between extracurricular and curricular contents are carried out in order to broaden their teaching repertoires and enrich educational relationships. The theoretical framework comprises the studies and researches of Nunes (2001); Novoa (1992); Tardif (2014); Gauthier et al. (2013); Demo (1993); Guimarães (2006); Kenski (2015); Pepper (1999); Lacerda Santos (2020); Perrenoud (1999); Shulman (1987); Freire (1996); Saviani (1996) and Tardif (2002). With regard to the life history research methodology, we searched for subsidies in some studies by Gil (2008); Josso (2010); Nova (2002); Souza (2013); Guerra (2006), among others. Three pedagogues from the public school system of the Federal District, regents of the 4th year of elementary education, at Escola Classe 01, in Gama/DF, participated in the research. The investigation was conducted by means of structured individual interviews with the educators. The production of data and its analysis allowed the elaboration of answers that compose the understanding about the pedagogues' professional performance when it comes to expanding the curricular knowledge through the adoption ofextracurricular contents. In relation to the specific objectives, we observed that there are different ways offitting extracurricular content into the various classroom practices, as indicated by the participants when they seek non-formal knowledge that is outside the core curriculum. Throughout the production, we present how teachers integrated extracurricular content, using games, magazine searches, internet research, video consultations, and podcast access, among other ways to expose curricular content outside the textbook. These are some of the strategies that the participants indicated as relevant in the composition ofthe classes, also considering the influence ofpersonal and pedagogical life experiences. The research results indicated that teachers can increasingly take advantage ofthe extra-curricular contents, so that, in the exercise ofteaching action, they can make their classes more dynamic, richer, and more relevant, opting for the integration ofresources other than those determined by the curriculum, going beyond the textbook. In this way, the student will find it easier to leam, to involve his reality in the classroom context, and will expand the possibilities ofbecoming a reflective social agent.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.