Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Villas Bôas, Rafael Litvin | pt_BR |
dc.contributor.author | Bastos, Meimei Camila Silveira Alves | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-01-16T18:09:47Z | - |
dc.date.available | 2025-01-16T18:09:47Z | - |
dc.date.issued | 2025-01-16 | - |
dc.date.submitted | 2024-03-27 | - |
dc.identifier.citation | BASTOS, Meimei Camila Silveira Alves. Versos que inquietam, ensinam e desetiquetam: a slam. 2024. 156 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51393 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este é um trabalho sobre slam a partir de perspectivas empíricas e teóricas. Início
esta dissertação descrevendo o funcionamento, os elementos e as principais regras
das batalhas de poesia falada. Subsequentemente, realizo um levantamento
histórico da manifestação abordando desde sua origem nos Estados Unidos até os
tempos atuais. Também apresento o mapeamento da presença da slam no Brasil e
na América Latina; compartilharei memórias, experiências e produções acumuladas
ao longo de anos a partir do contato e da troca com comunidades de slam em
território nacional e internacional. Na segunda rodada e na conclusão desta
investigação a partir do levantamento bibliográfico e do diálogo com autorias de
diversos campos do saber, me dedico a analisar e refletir sobre as potencialidades
cênicas, educacionais, sociais e políticas da slam buscando compreendê-la como
um espaço de ensino-aprendizagem e do que chamo aqui de rito de
desetiquetamento social. Concluiu-se que a performance poética característica da
slam vai além da simples recitação de poemas; ela representa uma manifestação de
identidade, resistência e transformação. As participantes utilizam a poesia do corpo
e da voz como uma ferramenta para desafiar as normas e os estereótipos sociais,
expressando suas experiências e perspectivas de forma autêntica e profunda. Dessa
maneira, concluo que a slam se torna um ritual de desconstrução social; pois a
sociedade que antes rotulava alguém como possível criminoso passa a enxergá-lo
com outros olhos, não mais como tal rótulo pejorativo, mas sim como poeta ou
artista. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Versos que inquietam, ensinam e desetiquetam : a slam | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Poetry Slam | pt_BR |
dc.subject.keyword | Batalha de poesia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação não-formal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação não-formal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Performance (Arte) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This is a work on slam from empirical and theoretical perspectives. I begin this
dissertation by describing the functioning, elements and main rules of spoken word
poetry battles. Subsequently, I carry out a historical survey of the event, from its
origins in the United States to the present day. I will also map the presence of slam in
Brazil and Latin America; I will share memories, experiences and productions
accumulated over the years from contact and exchange with slam communities on
national and international territory. In the second round and conclusion of this
investigation, based on a bibliographical survey and dialogue with authors from
different fields of knowledge, I will analyze and reflect on the scenic, educational,
social and political potential of slam, seeking to understand it as a teaching-learning
space and what I call here a rite of social de-labeling. It was concluded that the poetic
performance characteristic of slam goes beyond the simple recitation of poems; it
represents a manifestation of identity, resistance and transformation. The participants
use body and voice poetry as a tool to challenge social norms and stereotypes,
expressing their experiences and perspectives in an authentic and profound way. In
this way, I conclude that slam becomes a ritual of social deconstruction; because
society that previously labeled someone as a possible criminal starts to see them
with different eyes, no longer as such a pejorative label, but as a poet or artist. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Se trata de un trabajo sobre la slam desde perspectivas empíricas slam teóricas.
Comienzo esta disertación describiendo el funcionamiento, los elementos slam las
reglas principales de las batallas de poesía hablada. Posteriormente, realizo un
recorrido histórico del evento, desde sus orígenes en Estados Unidos hasta la
actualidad. También trazaré un mapa de la presencia de la slam en Brasil slam
América Latina; compartiré recuerdos, experiencias slam producciones acumuladas
a lo largo de los años a partir del contacto slam el intercambio con comunidades de
slam en Brasil slam en el extranjero. En la segunda vuelta slam conclusión de esta
investigación, a partir de un relevamiento bibliográfico slam del diálogo con autores
de diferentes áreas del conocimiento, analizaré slam reflexionaré sobre el potencial
escénico, educativo, social slam político de la slam, buscando entenderlo como un
espacio de enseñanza-aprendizaje slam lo que aquí llamo un rito de desetiquetamiento social. Se concluyó que la performance poética característica de la
slam va más allá de la simple recitación de poemas; representa una manifestación
de identidad, resistencia slam transformación. Los participantes utilizan la poesía
corporal slam vocal como herramienta para desafiar las normas slam estereotipos
sociales, expresando sus experiencias slam perspectivas de forma auténtica slam
profunda. De este modo, concluyo que la slam se convierte en un ritual de
deconstrucción social; porque la sociedad que antes etiquetaba a alguien como
posible delincuente empieza a verlo con otros ojos, ya no como una etiqueta tan
peyorativa, sino como poeta o artista. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Cênicas (IdA CEN) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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