Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Medeiros, Maria Beatriz de | pt_BR |
dc.contributor.author | Cardoso, Manu Castelo Branco de Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-01-16T18:09:47Z | - |
dc.date.available | 2025-01-16T18:09:47Z | - |
dc.date.issued | 2025-01-16 | - |
dc.date.submitted | 2024-09-12 | - |
dc.identifier.citation | CARDOSO, Manu Castelo Branco de Oliveira. Bololôs, armários, moitas e ruínas: apontamentos sobre comicidade e dissidência. 2024. 277 f. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51391 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho investiga, perambula, por moitas e ruínas, onde emaranham-se práticas
artísticas diversas, especialmente no tocante a ritos pagãos, a ópera, a commedia dell´arte,
palhaçaria, e à arte drag,seus contextos e correlatos espetaculares. Os apontamentos levantados
se dão não em função de um estudo comparativo entre as supracitadas linguagens artísticas ou
em relação a suas perspectivas históricas tópicas, contrapondo dados, informações, autores ou
outros. O trabalho intenta ‘dar uma busca’ visando entrelaçar situações, pessoas, grupos,
máscaras, estéticas, figuras, personagens, criações cênicas, identidades e comunidades que
suportem dizer respeito a percursos queer, ou dissidentes, dentro da perspectiva da produção
de repertórios que estejam agrupadas, absoluta ou tangencialmente, como integrante das artes
cômicas. O trabalho fala ainda da iteração entre criatura e criador, desde práticas onde a essas
partes se fundem, e confundem, de maneira heterônoma, gerando identidades,
‘desindentidades’, subjetividades, esquetes, cenas ou outras produções culturais e artísticas.
Trata-se, pois, de uma pesquisa onde paralelismos, parecenças e paródias dão a base
para aproximações simbólicas e estéticas, discutindo questões de gênero desde a lente da
comicidade contemporânea e ancestral, e gerando uma rede discursiva que entrelaça seus
diversos temas desde a relações entre comicidades, palhaçarias, identidade e dissidências. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Bololôs, armários, moitas e ruínas : apontamentos sobre comicidade e dissidência | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Drag queen | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dissidências | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comicidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Palhaçaria | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work investigates, wanders, through thickets and ruins, where diverse artistic
practices intertwine, especially with regard to pagan rites, opera, commedia dell'arte, clowning
and drag art, their contexts and artistic correlates. The notes raised are not based on a
comparative study between the aforementioned artistic languages or in relation to topical
historical perspectives, comparing data, information, authors or others. The work intends to
'give a search' aiming to bring together situations, people, groups, masks, aesthetics, figures,
characters, scenic creations, identities and communities that support queer or dissident paths,
within the perspective of producing repertoires that are grouped, absolutely or tangentially, as
part of the comic arts. The work also talks about the iteration between creature and creator,
from practices where these parts merge and confuse, in a heteronomous way, generating
identities, 'disindentities', subjectivities, sketches, scenes or others cultural and artistic
productions.
It is, therefore, a research where parallels, similarities and parodies provide the basis
for symbolic and aesthetic approaches, discussing gender issues from the lens of contemporary
and ancestral comics, and generating a discursive network that interwines its diverse themes
from relationhips between comedy, clowning, identity and dissent. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Este trabajo investiga, deambula, a través de matorrales y ruinas, donde se entrelazan
diversas prácticas artísticas, especialmente en lo que respecta a los ritos paganos, la ópera, la
commedia dell'arte, el clown y el arte drag y sus contextos e sus correlatos espetaculares. Las
notas planteadas no se basan en un estudio comparativo entre los lenguajes artísticos antes
mencionados ni en relación con perspectivas históricas de actualidad, comparando datos,
información, autores u otros. El trabajo pretende 'dar una búsqueda' con el objetivo de reunir
situaciones, personas, grupos, máscaras, estéticas, figuras, personajes, creaciones escénicas,
identidades y comunidades que sustentan caminos queer o disidentes, en la perspectiva de
producir repertorios que se agrupen, absoluta o tangencialmente, como parte de las artes del
cómic. La obra también habla de la iteración entre criatura y creador, a partir de prácticas donde
estas partes se fusionan y confunden, de forma heterónoma, generando identidades,
'desidentidades', subjetividades, bocetos, escenas u otras producciones culturales y artísticas.
Se trata, por tanto, de una investigación donde los paralelismos, similitudes y parodias
sientan las bases para abordajes simbólicos y estéticos, discutiendo cuestiones de género desde
la óptica de la historieta contemporánea y ancestral, y generando uma red discursiva que
entrelaza sus diversas temáticas desde las relaciones entre comicidade, payaseria, identidad e
disidencia. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Cênicas (IdA CEN) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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